Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
A edificação projetada pelo GrupoSP (2011) tem uma inserção inteligente em um lote irregular da cidade de São Paulo SP e o projeto consegue uma boa articulação entre os espaços mantendo-os fluidos e com uma fácil leitura para o usuário.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Edifício na Rua Simpatia. Projetos, São Paulo, ano 12, n. 135.07, Vitruvius, mar. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/12.135/4309>.


Densidade e vazio

A cidade de São Paulo é marcada por uma densa ocupação que neblina a percepção seja de sua topografia original, seja dos seus poucos espaços não ocupados, sobretudo aqueles definidos e configurados pelo sítio original, pelos fenômenos geográficos.

Um dos desafios para os arquitetos neste século talvez seja insistir a construção do vazio como quem abre clareiras e possibilita novas dimensões e espaços para o convívio em nossa cidade. Este edifício se insere nesta tese.

Construção da topografia

O edifício serve-se da topografia acidentada, a situação típica de vale, que existe entre a rua Simpatia – no nível mais alto – e a rua Medeiros de Albuquerque – no nível mais baixo – definindo a ocupação em dois blocos: um superior e aéreo– a estrutura habitacional – e outro inferior e arraigado – os serviços e espaços dos automóveis. Entre estes dois blocos: um espaço, uma laje livre, acessada por uma passarela, possibilita que se possa olhar de forma desimpedida para a vertente oposta do vale.

Desenho do movimento no espaço: caminhando entre as árvores

Por estar pairando sobre o pátio inferior, as copas das arvores frutíferas do jardim envoltório estão no nível de quem circula no pátio de acesso, o que pode ser um tesouro nesta passagem: pegar um fruto onde menos se espera.

Uma vez ultrapassada a porta de vidro, o espaço não se fecha, pelo contrário, insiste em permanecer aberto para a vista e para um jardim aquático que marca o espaço vazio existente no meio do edifício, para onde se abrem os elevadores e escadas. No seu extremo uma sala avarandada de uso coletivo dos moradores aberta para a paisagem, seja para festas ou encontros, encerra o passeio e permite ainda o acesso à piscina situada no pátio inferior.

Apartamentos como expressão dos moradores

Os apartamentos são, na verdade, espaços vazios: planos abertos onde os moradores podem conformar os ambientes de acordo com suas necessidades e desejos.

Estão organizados em dois blocos opostos, Simpatia e Medeiros, com conformações e vistas diferenciadas, mas ambos oferecem múltiplas formas de ocupação, conforme as necessidades de vida de seus usuários. Esta diversidade se expressa na aleatoriedade das aberturas das faces norte e sul que sublinham a singularidade de cada apartamento. Nas faces leste e oeste, planos de vidros na extensão total das unidades marcam a presença do edifício na paisagem urbana que, por sua vez, inunda o ambiente juntamente com a luz.

Espaços de convívio

O bloco de circulação vertical (escadas e elevadores) entre os dois apartamentos abre-se para varandas voltadas para o vazio interno como continuidade espacial do pátio de acesso. Junto a cada unidade se alarga e oferece um espaço gentil para entrar nas unidades. Este espaço é o espaço de encontro e convivência.

Gentileza urbana

No pátio inferior a piscina esta solta sobre o terreno, bordejando o jardim junto à rua Medeiros de Albuquerque. Mais uma vez se estabelece uma relação com a copa das arvores. Sob esta estrutura, com acesso no 1º subsolo, uma lavanderia se abre para o jardim. Finalmente, junto à rua o edifício oferta à cidade – por meio do recuo dos fechamentos da divisa – um banco, uma arvore, uma pequena praça para a cidade: singela gentileza urbana.

Implantar um edifício habitacional neste lugar é uma construção da topografia e do vazio. Um desenho de “viver na cidade”.

Edifício habitacional na Rua Simpatia, planta Praça Medeiros (nível 756.01). GrupoSP

Edifício habitacional na Rua Simpatia, planta do primeiro pavimento (nível 767.18). GrupoSP

Edifício habitacional na Rua Simpatia, planta do térreo superior (nível 764.75). GrupoSP

Edifício habitacional na Rua Simpatia, planta do térreo inferior (nível 761.95). GrupoSP

Edifício habitacional na Rua Simpatia, planta pavimento tipo (níveis 770.56 / 773.33 / 776.32 / 779.20 / 782.08). GrupoSP

ficha técnica

obra
Edifício habitacional na Rua Simpatia

local
São Paulo SP Brasil

anos de projeto e construção
2007-2011

autores
Arquitetos Alvaro Puntoni, João Sodré, Jonathan Davies

colaboradores
André Nunes, Isabel Nassif, Rafael Murolo, Rodrigo Ohtake, Tatiana Ozetti

paisagismo
Soma

luminotécnica
Ricardo Heder

mural
Andrés Sandoval

estrutura
Esteng Estrutural Engenharia
Projecta Grandes Estruturas Ltda

instalações
Gera Serviços de Engenharia S/S Ltda

construção
C.P.A. Engenharia e Construções Ltda

contratante
Idea! Zarvos
Axpe Imóveis Especiais
CP3 Incorporação

comments

135.07 biau
abstracts
how to quote

languages

original: português

source
Escritório responsável
São Paulo SP Brasil

share

135

135.01 biau

Seleção de obras brasileiras para a VIII BIAU Cádiz 2012

Abilio Guerra

135.02 biau

Welcome Center

135.03 biau

Galeria Miguel Rio Branco

135.04 biau

Edifício Amélia Teles 315

135.05 biau

EBE Cristal

135.06 crítica

Casa 4x30

Haifa Yazigi Sabbag

135.08 biau

Centro Dra. Zilda Arns

135.09 biau

Museu do chocolate

135.10 biau

Área de Portais

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided