Vivemos em uma época onde é crescente a busca pela auto expressão e valorização da identidade, do autoral, da independência e da liberdade de escolha em diferentes formas de expressão cultural.
O edifício Amélia Teles 315 nasceu, dentro destas premissas, como uma aposta de que estas percepções de identidade de natureza contemporânea também podem ser facilitadas através da arquitetura. É um projeto explorar o diálogo entre a vida privada e vida urbana.
Apartamento com planta livre, sem vigas, fruto do uso de lajes nervuradas, completamente personalizável e adaptável ao seu morador.
E na esfera urbana, temos um objeto arquitetônico que reforça o respeito a escala humana, integrando-se ao seu entorno e à cidade, em meio a um bairro vivo e cosmopolita, onde as atrações da cidade possam ser vivenciadas a pé.
Do ponto de vista formal, é um projeto com linhas puras, neutro e atemporal. Uma arquitetura que dialoga de forma positiva e propositiva com seus vizinhos e presta homenagem a qualidade da arquitetura dos anos 50 e 60 de Porto Alegre. As colunas esguias e lajes nervuradas com grandes vãos acentuam a proposta formal do projeto.
Quanto ao caráter funcional, valoriza a área privativa através da otimização da área condominial que fica restrita ao hall de entrada, vestiário de serviço, compartimento para gestão de resíduos e circulações. Os apartamentos possuem planta livre, podendo ser personalizados conforme as necessidades do morador.
O empreendimento possui 8 apartamentos de 102 a 127m2 e 12 vagas de garagem, distribuídos em térreo mais 4 pavimentos, com uma área total de 1190m². Todos entregues com contra-piso em cimento queimado e manta acústica, automação de iluminação e tomadas, motorização de persianas, além de, banheiros e lavabos equipados com louças, metais e acessórios de design . A maior parte dos apartamentos optou pela configuração de 1 dormitório integrado ou semi-integrado à área social.
Um dos atributos mais expressivos do apartamento é a esquadria principal com 9,40m de largura, com abertura de 2/3 do vão, permitindo a completa apropriação da paisagem e a laje nervurada aparente.
As fachadas Leste e Oeste receberam tratamentos diferenciados para valorizar a iluminação natural, reduzindo a carga térmica das unidades. As especificações técnicas prevêem uma envoltória de alta performance térmica e acústica, tanto nas paredes, quanto em esquadrias e vidros. Possui coberturas verdes e paisagismo com espécies nativas que independem de irrigação, bem como, iluminação em LEDs nas áreas condominiais, que além da economia de energia visa redução da necessidade de manutenção.
Em todo o edifício foram usadas esquadrias em PVC com vidro duplo, isolamento acústico nas lajes e tubulações, sistema de aquecimento de piso nos banheiros e central de automação controlando todo o sistema de iluminação e tomadas
O rooftop apesar de ser uma área técnica, que concentra reservatórios, central de lógica e casa de máquinas, é acessível aos moradores, uma adaptação gaudéria dos irreverentes rooftops nova iorquinos.
ficha técnica
Localização
Amélia Teles 315, Porto Alegre, RS
Ano do projeto
2010
Incorporação/Conceituação
Smart! Lifestyle+ Design
Projeto de Arquitetura
Arq. Ricardo Vellinho Ruschel
Co-Autores
Eng. Carlos Eduardo Voegeli e Arq. Márcio Carvalho
Projeto estrutural
Eng. Paulo Stumm
Projeto luminotécnico
Atelier de Iluminação
Arq. Eduardo Becker
Projeto paisagismo
Landscape
Arq. André Krebs
Execução
Engecarlo
Eng. Carlos Lopes
Interiores do apartamento 301
Hecher Yllana Arquitetos
Arq. Graziella Hecher
Interiores áreas condominiais
Arq. Ricardo Ruschel
Fotografias
André Cavalheiro