Este texto é o discurso de agradecimento feito por Carlos A. C. Lemos ao receber a Medalha Anchieta na Câmara Municipal de São Paulo em 15 de dezembro de 2012.
Pretende-se demonstrar que o principal assunto tratado pelo critico de arte inglês do século XIX John Ruskin tem estreita relação com a filosofia do Iluminismo e não com a filosofia da Idade Média como insistem os críticos da historiografia da Arquitetura
O artigo discute a relevância do pensar e fazer projetual se retroalimentarem em prol da promoção da qualidade de vida urbana. Um procedimento que favorece a construção do conhecimento a partir da unidade teoria-prática é descrito.
O artigo conta a experiência docente Gincana Arquitetura +20, da FAU-UFRJ, que visa, de forma lúdica e intuitiva, estimular a pesquisa, o projeto, a experimentação e a troca de conhecimentos, através de uma competição dinâmica e proativa entre equipes.
O artigo apresenta o processo de criação e a produção da arquitetura no Rio de Janeiro, tendo por estudo de caso o escritório Edison Musa, entre 1963 e 1983.
Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre o entendimento do conceito de tempo na arquitetura contemporânea, mais especificamente a respeito de um enfoque neo-pragmático em arquitetura.