Em 2006 elaborei uma panorâmica da cidade de São Paulo 360º do alto da Torre do Banespa que o meu parceiro do IPHAN-SP, o arquiteto Mauro Bondi, identificou as principais referências urbanas que apareciam e transformou esta imagem em um belo cartão de natal que enviamos para uma centena de amigos.
O título era "Paulicéia Desvairada". Foi um sucesso. Três pessoas (minha mãe, o Michel Gorski e o Abilio Guerra) adoraram, o restante nos amaldiçoou.
No ano de 2007 repetimos a dose com um novo cartão com uma panorâmica dos bairros Jardins tirada a partir do terraço do Hotel Unique. Outro sucesso, mas desta vez apenas o Michel e o Abilio gostaram.
Passamos o reveillon em Paris, eu, minha mulher Alexandrina (Nina), o Mauro e sua esposa Bia. Lá encontramos outros colegas arquiteturistas como o casal Paulo e Briane Bicca e o Felipe Pontes.
Atendendo o pedido dos nossos únicos fãs que restaram para fazer uma "nova brincadeira" denominada "Pariscéia Desvairada" montei no Photoshop uma panorâmica a partir do Torre de Montparnasse em que o Mauro identificou as principais referências arquitetônicas da paisagem haussmanniana.
Outros segmentos da paisagem parisiense também foram captados com uma câmera Canon 12,2 mega/pixel enquanto "arquiteturistávamos" pelas ruas da cidade. Estes fragmentos de imagens foram posteriormente redesenhados ou juntados no computador.
Além dos tradicionais "cartões postais" que já fotografei dezenas de vezes no passado, como a Place des Vosges, Concorde, Champs de Mars, Louvre e Notre-Dame, aparecem alguns locais inusitados como a pequena praça Edouard VII onde foram necessários a junção de várias fotos para mostrar o espaço octogonal com a estátua equestre do rei inglês ao centro.
Ou a montagem ortogonal com um único ponto de fuga central do Centro George Pompidou para mostrar que a modernidade desta edificação de Renzo Piano e Richard Rogers, que muitos imaginaram não sobreviveria uma temporada de moda em Paris em função das suas vísceras expostas, é fruto principalmente das suas "proporções clássicas". Mostro também oculto por um portão de entrada de carros um fragmento captado pela fresta de um enorme painel de azulejos de Portinari datado de 1961 na Av. Pierre 1er de Serbie.
O toque de humor característico dos verdadeiros arquiteturistas também se apresenta na imagem no prédio encapsulado por um tapume de proteção com pintura de fingimento sugerindo a imagem do edifício com distorções ópticas ao lado de um edifício tradicional na Av. George V (ver imagem neste número, em "Ministério do Arquiteturismo adverte") ou na visão noturna "por baixo da saia" da velha senhora Eiffel. Apreciem com moderação e desta vez reclamem com os editores.
sobre o autor
Victor Hugo Mori, arquiteto, formado no Mackenzie em 74, do quadro funcional do IPHAN, hoje exercendo o cargo de Superintendente Regional da 9ª SR/IPHAN de São Paulo
Mauro David Artur Bondi, arquiteto, formado na UnB em 75, do quadro funcional do IPHAN em São Paulo, hoje exercendo o cargo de Chefe da Divisão Técnica da 9ª SR/IPHAN de São Paulo.