Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930


abstracts


how to quote

VARÓN, Paloma. Caminho de Santiago na Galícia. Arquiteturismo, São Paulo, ano 03, n. 026.07, Vitruvius, abr. 2009 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/03.026/1515>.


No ano de 2006, sob o suporte institucional da Dirección Xeral de Turismo, a S.A. de Xestión do Plan Xacobeo e Turgalicia, um grupo de fotógrafos galegos reunidos e comissariados pelo fotojornalista Delmi Álvares deram início ao desenvolvimento de um projeto foto-documental que teria como foco os Caminhos de Santiago de Compostela na Galícia.

Da equipe fazem parte o próprio Delmi Ávares, Fernando Bellas, Javier Teniente, Tino Martinez, Tino Viz e Xulio Villarino, todos eles com uma ampla e importante trajetória criativa e profissional, mergulham nos Caminhos que, após entrar na Galícia através de diversos lugares, fluem pelas suas terras com o objetivo comum de alcançar a tão almejada Compostela.

A paisagem, o patrimônio arquitetônico, a riqueza humana de peregrinos, visitantes e pessoas que moram ao longo desses Caminhos são registrados por suas câmeras. Desde ícones puramente jacobeus até manifestações antropológicas. Desde os retratos com nome e sobrenome até a figura anônima no espaço. Desde a paisagem aberta até a intimidade de igrejas e claustros.

Estes artistas sentem e refletem através de suas obras como numa sociedade globalizada e acelerada existem espaços em que, independentemente de quem sejas e de onde venhas, sempre te sentirás identificado. O tempo toma uma dimensão diferente da qual manejamos em nosso ritmo cotidiano. O destino é que te coloca, e esse é Compostela.

Depois de visitar diversas cidades européias, esta exposição chega agora ao Brasil com o intuito de mostrar, sob a perspectiva desses seis fotógrafos, a riqueza que o fenômeno jacobeu gera no Finisterrae europeu, a Galícia.

Exposição “Um caminho, seis olhares”
Memorial da América Latina / Galeria Marta TrabaAv.
Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)Período: de 7 de maio a 7 de junho de 2009De terça a domingo das 9h às 18h.

sobre o autor

Paloma Varón é assessora de imprensa

comments

026.07 Exposição
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

026

026.01 Fotografia

Fotografar como caminhar

Cristiano Mascaro

026.02 Roteiro de viagem

Chandigarh, o moderno e o milenar

Julia Bussius and Nelson Barbieri

026.03 Entrevista

O historiador e seus passeios a pé

Roney Cytrynowicz

026.04 Visita arquitetônica

Primavera em Berlim

Haifa Yazigi Sabbag

026.05 Na estrada

Melbourne para todos

Sonia Manski

026.06 Arquitetura turística

Fundação Caixa Galícia em La Coruña

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

026.08 Editorial

Cidades (re)viradas

Abilio Guerra and Michel Gorski

026.09 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Michel Gorski

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided