No ano de 2006, sob o suporte institucional da Dirección Xeral de Turismo, a S.A. de Xestión do Plan Xacobeo e Turgalicia, um grupo de fotógrafos galegos reunidos e comissariados pelo fotojornalista Delmi Álvares deram início ao desenvolvimento de um projeto foto-documental que teria como foco os Caminhos de Santiago de Compostela na Galícia.
Da equipe fazem parte o próprio Delmi Ávares, Fernando Bellas, Javier Teniente, Tino Martinez, Tino Viz e Xulio Villarino, todos eles com uma ampla e importante trajetória criativa e profissional, mergulham nos Caminhos que, após entrar na Galícia através de diversos lugares, fluem pelas suas terras com o objetivo comum de alcançar a tão almejada Compostela.
A paisagem, o patrimônio arquitetônico, a riqueza humana de peregrinos, visitantes e pessoas que moram ao longo desses Caminhos são registrados por suas câmeras. Desde ícones puramente jacobeus até manifestações antropológicas. Desde os retratos com nome e sobrenome até a figura anônima no espaço. Desde a paisagem aberta até a intimidade de igrejas e claustros.
Estes artistas sentem e refletem através de suas obras como numa sociedade globalizada e acelerada existem espaços em que, independentemente de quem sejas e de onde venhas, sempre te sentirás identificado. O tempo toma uma dimensão diferente da qual manejamos em nosso ritmo cotidiano. O destino é que te coloca, e esse é Compostela.
Depois de visitar diversas cidades européias, esta exposição chega agora ao Brasil com o intuito de mostrar, sob a perspectiva desses seis fotógrafos, a riqueza que o fenômeno jacobeu gera no Finisterrae europeu, a Galícia.
Exposição “Um caminho, seis olhares”
Memorial da América Latina / Galeria Marta TrabaAv.
Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)Período: de 7 de maio a 7 de junho de 2009De terça a domingo das 9h às 18h.
sobre o autor
Paloma Varón é assessora de imprensa