Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Ruínas arqueológicas em Masada, Israel. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Com os grandes eventos que ocorrerão na cidade – Copa do Mundo e Olimpíadas –, a cidade do Rio de Janeiro tem a grande oportunidade de se fortalecer, inclusive no turismo


how to quote

MAGALHÃES, Sérgio. Cidade, tempo e escolhas. O Rio e os grandes eventos esportivos. Arquiteturismo, São Paulo, ano 05, n. 052.06, Vitruvius, jun. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/05.052/3925>.


Quando o prefeito Pereira Passos foi incumbido de modernizar o Rio de Janeiro, em 1902, ele buscou os planos de trinta anos antes, elaborados sob inspiração das grandes obras do Barão Haussmann, em Paris. Assim também fez o próprio Haussmann, que implantou na capital francesa as idéias que tinham sido debatidas em décadas precedentes.

Talvez resida nesse hiato, entre o pensar e o fazer, a percepção de que a cidade se faz segundo seus acasos. É que nós não atentamos à relação entre causa e efeito, tão lenta é a ida do pensamento à ação na vida das cidades.

Seus desdobramentos também se estendem no tempo. A reforma do Rio, por exemplo, que deu origem à Cidade Maravilhosa, teve vitalidade por longo período, talvez chegando aos anos setenta. Foi até quando vigiu a mágica da “belacap”, cidade eternamente abençoada.

Esgotado um ciclo, as cidades podem refazer suas possibilidades com estratégias revitalizadoras, como ocorreu com Nova York, a partir dos anos sessenta; Londres, nos setenta; Barcelona, nos oitenta.

Bilbao, a capital basca, é famosa a partir do museu Guggenheim, projeto do arquiteto Frank Gehry. Mas é pouco sabido que o seu plano de recuperação se deu na década anterior, depois da derrocada do setor industrial. A estratégia foi desenvolver o setor de serviços ligados à cultura e ao conhecimento. Revitalizando o centro, o porto e a orla fluvial, a cidade preparou-se para os serviços avançados e para o turismo cultural, associando ao trabalho de Gehry outras obras de importantes arquitetos mundiais. Em quinze anos, dobrou o número de hotéis; organizava 88 congressos anuais e passou a 980; e o número de turistas saltou de 24mil para 630mil.

Muitas cidades quiseram seguir a capital basca, pensando que o milagre estava apenas na obra de arquitetura. Sim, está, mas também no desejo, no plano e no acerto das escolhas –como nos informa o crítico Llàtzer Moix, em seu livro “Arquitectura Milagrosa” no qual analisa o impacto das grandes obras como ícones para o desenvolvimento das cidades espanholas.

Esgotado o ciclo iniciado por Pereira Passos, o Rio ensaiou redesenhar-se. Mas, diferentemente daquelas cidades que fortaleceram suas preexistências e seus centros, o Rio optou pela expansão. Sendo rico em cenários consagrados e em monumentos icônicos, dispersou esforços -e os desperdiçou em troca da novidade.

No final dos anos sessenta, desejando firmar-se como núcleo do turismo de feiras, São Paulo construiu o Centro de Convenções e Exposições do Anhembi, à marginal do Tietê. Na década seguinte, o Rio replicou com o complexo do Riocentro, na Barra.

Embora o Rio tenha sido historicamente o principal destino turístico no Brasil, São Paulo tornou-se o foco do turismo de negócios, feiras e exposições do país. A escolha errada de localização do Riocentro ajudou nossa cidade a ficar aquém de suas potencialidades no setor.

Comparemos: o Anhembi está a 3km do coração de São Paulo e a 5km da Avenida Paulista, ligado ao metrô. O Riocentro dista 35km do centro e 30km de Copacabana, lugar preferido dos turistas. Vem-se ao Rio ou ao Riocentro? Qual alternativa a considerar?

Agora, com os grandes eventos, a cidade tem a oportunidade de se fortalecer, inclusive no turismo. A Embratur tem planos importantes para o Rio e o seu presidente diz que a cidade pode se transformar em uma das cinco mais importantes do planeta para o setor, se souber aproveitar essas oportunidades. A Copa do Mundo de 2014 acaba de definir seu Centro de Mídia e optou pelo Rio como sede: uma vitória maiúscula. Como iremos valorizar essa escolha?

Estamos a poucos dias do prefeito Eduardo Paes autorizar o anúncio dos projetos vitoriosos no concurso público nacional de arquitetura para o Porto Olímpico, a ser implantado na Avenida Francisco Bicalho, na área portuária. Além da Vila da Mídia e dos Árbitros, para os Jogos de 2016, o complexo inclui um Centro de Convenções, Feiras e Hotel, que preencherá uma lacuna por equipamentos do gênero. Tem ótima localização, central, entre os dois aeroportos e junto ao metrô.  É possível que esse complexo esteja concluído até 2014, a tempo da Copa do Mundo. Ele dista menos de 2km do Maracanã, nossa sede do futebol. Tal proximidade será fator importante para que se torne uma alternativa vantajosa ao Riocentro para sediar a Mídia da Copa. Assim, reforçará o papel revitalizador do Porto Maravilha para a cidade.

Sendo um projeto pontual, integra-se porém a uma estratégia curtida no tempo: afinal, desde os anos oitenta que o Rio deseja fortalecer sua região central e sua área portuária. É preciso aproveitar cada oportunidade, diz a Embratur.

Ao escolher o Rio como sede da Mídia da Copa, a Fifa acertou. Agora, incumbe buscar a melhor solução, valorizar a escolha.

nota

NE
Artigo publicado originalmente no jornal O Globo, 04 jun. 2011.

sobre o autor

Sérgio Magalhães é arquiteto e presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio de Janeiro.

comments

052.06 arquiteturismo em questão
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

052

052.01 arte na arquitetura

Miguel Juliano, Waldemar Cordeiro e Maurício Nogueira Lima

Michel Gorski

052.02 paisagem construída

Paisagens naturalmente culturais

Paloma Padilha de Siqueira

052.03 roteiro de viagem

Uruguay

Mauro Ferreira

052.04 viagem cultural

Cidades vistas de cima

Francisco Alves

052.05 eu estive lá!

A festa do Nguon

Albert Masias and Pablo Simpson

052.07 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Michel Gorski

052.08 editorial

Toscano morreu. Viva o Toscano!

Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided