Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Ruínas arqueológicas em Masada, Israel. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Francisco Alves traz da infância o prazer de ver as cidades do alto. O ponto privilegiado de observação pode ser nas alturas de um avião ou no cimo de uma torre ou de uma cúpula de catedral


how to quote

ALVES, Francisco. Cidades vistas de cima. Olhando cidades a partir do alto. Arquiteturismo, São Paulo, ano 05, n. 052.04, Vitruvius, jun. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/05.052/3939>.


Uma das mais marcantes lembranças que tenho ao recordar viagens de avião feitas na minha infância e adolescência são aqueles poucos minutos após a decolagem e aqueles outros poucos antes da aterrissagem, onde é possível ver claramente o desenho das cidades, sua forma de organização, parcelamento, circulação. Claro que naquela época eu não tinha essa noção técnica que tenho hoje, adquirida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo anos depois. Mas mesmo assim, ao olhar para aquelas cidades do alto, antes mesmo de pisar propriamente nelas ou depois de dias circulando pelas suas ruas, a sensação que me tomava era a de “Sim, eu conheço essa cidade”.

Em 2005, com o lançamento do Google Earth, descobri um grande passatempo: viajar pelo mundo sem sair de casa, através da tela do computador. Posteriormente, esse passatempo se tornou profissão e me fez ingressar numa Pós-graduação em Sistemas de Informações Geográficas, o que me possibilitou trabalhar diariamente com imagens de satélite, mapas, voar de helicóptero. E mais uma vez me via analisando e admirando as cidades do alto.

Esse desejo de ver as cidades do alto esta presente até quando planejo viagens pessoais de férias ou a passeio. Antes de viajar sempre vou atrás do maior número de informações a respeito do lugar que vou visitar e uma das primeiras coisas que procuro saber é se existe algum belvedere, alguma torre, algum edifício alto ou qualquer outro ponto de observação que possibilite uma visão geral da cidade.

Normalmente, esses pontos altos das cidades são também os pontos mais turísticos e procurados. Em Paris, por exemplo, com a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e a Catedral de Notre-Dame. Em Atenas, coma vista a partir da Acrópole. Em Barcelona, coma Sagrada Família. Em Nova York, com o Edifício Empire State. E a Basílica Santa Maria Del Fiore, em Florença.

Outras poucas vezes, a surpresa de ter uma vista do alto se dá ao visitar uma loja de departamentos em Palermo e descobrir que seu terraço oferece uma das mais belas vistas da cidade. Ou mesmo a surpresa mais agradável de todas, a de abrir a janela do quarto do hotel e se deparar com os telhados de Ouro Preto e as construções brancas da ilha de Santorini.

sobre o autor

Francisco Alves (São Paulo, 1979) possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas e pós-graduação em Sistemas de Informações Geográficas pelo Centro Universitário SENAC. Atuou como arquiteto e urbanista na EMURB e na Diagonal Urbana Consultoria. Atualmente vive em Londres, onde trabalhou em eventos como o London Festival of Architecture e o London Design Festival.

comments

052.04 viagem cultural
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

052

052.01 arte na arquitetura

Miguel Juliano, Waldemar Cordeiro e Maurício Nogueira Lima

Michel Gorski

052.02 paisagem construída

Paisagens naturalmente culturais

Paloma Padilha de Siqueira

052.03 roteiro de viagem

Uruguay

Mauro Ferreira

052.05 eu estive lá!

A festa do Nguon

Albert Masias and Pablo Simpson

052.06 arquiteturismo em questão

Cidade, tempo e escolhas

Sérgio Magalhães

052.07 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Michel Gorski

052.08 editorial

Toscano morreu. Viva o Toscano!

Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided