O turista é acima de tudo um curioso! Os passeios decorrentes da curiosidade podem ser os mais variados, como a concorrida visita aos esgotos de Paris, ou algo similar entre nós, que é o passeio de barco pelo rio Tietê no trecho urbano de São Paulo.
Outros passeios que todos trazem na memória são as visitas escolares às fábricas bolachas ou de refrigerantes, que suscitam demoradas explicações das crianças ao retornarem as suas casas, lembrando também o grande final, com a degustação à vontade dos produtos.
Saber de onde vem e como são feitos os materiais com que se faz arquitetura abre uma gama de caminhos curiosos a serem percorridos, passando por sistemas tradicionalíssimos ou altamente tecnológicos de produção.
Desvendar o processo de fabricação dos ladrilhos hidráulicos que conhecemos desde as casas de nossos avós, poderá ser um inusitado dia de turismo. A surpresa é tanta que os arquitetos que levam os clientes para escolher modelos e cores in loco, assistem a uma piração geral e resulta que na primeira visita nada se resolve, ou seja, foi só turismo!
sobre o autor
Michel Gorski é arquiteto e co-editor da revista Arquiteturismo do portal Vitruvius.