Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

arquiteturismo

abstracts

português
Em companhia de uma arquiteta e urbanista, Thomas Bussius fala sobre seu passeio turístico a Roma, contando-nos as suas impressões da Cidade Eterna e de alguns dos seus monumentos históricos.


how to quote

BUSSIUS, Thomas. Entre sete colinas. Arquiteturismo, São Paulo, ano 05, n. 058.02, Vitruvius, jan. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/05.058/4191>.


Por dessas obras do destino, tive o recente privilégio de conhecer a Cidade Eterna deitada entre suas sete colinas, com o peso da história quase a corroer seus monumentos. E – privilégio maior – acompanhado de arquiteta e urbanista, das melhores, a me ensinar a diferença entre colunas, arcos, abóbadas, aquedutos, panteão ou igreja, revestimentos e estruturas, caminhos, trilhas, cristãos, leões, gladiadores, imperadores, traidores e algo mais dos 2.500 anos, aparentemente bem documentados, daquela belíssima cidade.

A mim coube turistar, apreciar e fotografar.

A cidade mantém muito de seu traçado antigo, com isso a "arte" de estacionar motos como esse micro-estacionamento é bem difundida...
Foto Thomas Bussius

Apesar de ser capital do país, fica mais pela linha washingtoniana, preservacionista e turística. Não é cidade de negócios ou indústrias, isso fica para a região milanesa. Com muitos prédios de governo. Demais até...

De qualquer sorte, impressiona; algo como brincar de túnel do tempo.

O que o Itaquerão romano já sofreu é indescritível, mas continua lá. Homenagem aos arquitetos, construtores e milhares que o ergueram em condições a nós modernos inimagináveis
Foto Thomas Bussius

A mim o Coliseu deixou as maiores marcas, com precisão na construção, apesar de parcialmente dilapidado pela cristandade adiante a construir-se igrejas com parte de sua estrutura. Fiquei impressionado com o tamanho, a organização dos acessos (para que todos fossem rapidamente a seus locais) e a segurança das estruturas de apoio (são do ano 70 d.C.), firmes. Já tinham portanto seu Itaquerão! Coliseu, o Itaquerão de Titus Maximus! E feito sem Autocad ou complexos cálculos de elementos finitos, pressão eólica, análise de solos, guinchos elétricos etc.

Em tempos mais duros, como agora para a turma do Lácio, os cafés e restaurantes já sofrem com falta de clientes. E há, como nas feiras, espécie de "chamadores", quase a lhe empurrar o cardápio e puxando para dentro dos inúmeros, porém vazios, locais
Foto Thomas Bussius

O adjacente foro romano está em péssimo estado. De imperadores a papas, todos pisotearam, derrubaram, queimaram o local. O estrago maior ocorrido durante o reinado de Nero, com o grande incêndio de 67 d.C. Mais tarde, novamente arrasado pelos godos, por volta de 400 d.C. O local sofreu, exala imaginário fogo e brigas.

Observam-se grades protetoras torcidas de palácios da época, em pequeno museu no próprio Coliseu. Deve ter sido algo terrível, principalmente sem qualquer prevenção.

A Escadaria de Espanha é o que de mais romano nós latino-americanos podemos usufruir. Graças aos filmes: norte-americanos. Lugar agradável, por sorte ou azar não tão cheio com a crise européia
Foto Thomas Bussius

De resto, ficam as imagens que colhemos, com algumas descrições, nesse passeio ao berço de nossa latina comunidade, que hoje vai da Península da Bota até Ushuaia, com ramificações no Timor Leste.

E em paz: a propalada Pax Romana ocorreu, de fato. Um tanto tardia, entretanto nós, membros das comunidades descendentes, estamos fora das grandes brigas no planeta.

E isso é bom.

Nessa igreja, onde encontramos o Moisés de Michelangelo Buonarotti procurei retratar algo diferente daquilo comum. Ao invés da estátua perfeita o espelhar da coluna iluminada pelo sol da tarde no piso de mármore. Alegre? Lúgubre?
Foto Thomas Bussius

sobre o autor

Thomas Bussius é engenheiro mecânico e autor de diversos livros com o pseudônimo Hermógenes de Castro & Mello.

comments

058.02 na estrada
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

058

058.01 passeio cultural

Passeio em Portugal

Haifa Yazigi Sabbag

058.03 paisagem construída

Dubai, a terra do Sheik

Luiz Gustavo Sobral Fernandes

058.04 exposição

A soma dos dias

Tatiana Marques

058.05 quiz show

Quem sabe o nome das casas?

Eduardo Henrique Leal

058.06 retrofoot

Pelourinho na Vila Medeiros

Victor Hugo Mori

058.07 editorial

Araucárias em Pinheiros

Michel Gorski

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided