Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Fazenda São Miguel no Vale do Paraiba SP. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
A visita do famoso engenheiro americano Richard Buckmister Fuller ao Sítio Santo Antônio da Bica ficou na memória do jovem paisagista Roberio Dias.


how to quote

DIAS, Roberio. Buckmister Fuller. Visitante ilustre no Sítio de Burle Marx. Arquiteturismo, São Paulo, ano 06, n. 067.03, Vitruvius, set. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/06.067/4514>.


Roberto Burle Marx, Roberio Dias e Buckmister Fuller no Sítio Santo Antônio da Bica, 8 mar. 1980
Foto Walter Burle Marx [Acervo Roberio Dias]

Dentre os visitantes ilustres do Sítio Santo Antônio da Bica (1) encontra-se o famoso engenheiro americano Richard Buckmister Fuller – inventor da tensegrity (2), utilizada em domos geodésicos –, que almoçou na propriedade no dia 8 de março de 1980.

Ele estava com 85 anos e, assim que chegou, imediatamente sacou um papel, começou a ler sua filosofia de vida e passou a mostrar projetos incríveis e a maquete de uma escultura/estrutura feita com 30 varetas e barbantes que conformavam um sólido poliédrico baseado no icosaedro, no qual nenhuma das varetas tocava outra. Sensacional!

Escultura tensegrity de icosaedro concebida por Buckmister Fuller, protótipo executado por Roberio Dias no Sítio Santo Antônio da Bica, de Roberto Burle Marx, 9 ago. 1980
Foto Desaix Dias [Acervo Roberio Dias]

A estrutura que ele mostrou foi um impacto na minha concepção de arte. Eu, até então, adotava uma definição meio cínica do Picasso: "A arte é uma mentira que revela habilidade". Mas o objeto estava diante de mim – o icosaedro feito de varetas que não se tocavam – e, embora parecesse mentira a quem ouvisse falar da existência de um objeto nessas condições, não era absolutamente mentira! Estava ali na minha frente e palpável. E se aquilo não era arte, deveria passar a ser considerada como tal.

Consegui reproduzir a estrutura depois, baseado numa foto do Walter Burle Marx, e Roberto Burle Marx disse que queria uma grande. Então eu disse que se ele pagasse o material, tentaria realizá-la. Ele topou e, depois de uma tentativa frustrada, consegui construir uma que durou anos naquele gramado em frente da varanda. Cada vareta tinha 2m e o diâmetro total, 3,6m.

Escultura tensegrity de icosaedro concebida por Buckmister Fuller, protótipo executado por Roberio Dias no Sítio Santo Antônio da Bica, de Roberto Burle Marx, 9 ago. 1980
Foto Desaix Dias [Acervo Roberio Dias]

As fotos que registram a reprodução da estrutura de Buckmister Fuller foram tiradas em 9 de agosto de 1980 pelo meu pai (dá pra notar a Congea em flor), mas ele estava estreando uma lente nova, uma olho-de-peixe, e então essas são as únicas fotos que tenho.

notas

1
Sítio Santo Antônio da Bica quando de propriedade do paisagista, o atual Sítio Roberto Burle Marx (SRBM) é uma unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão do Ministério da Cultura do Brasil (MinC). Ver o blog Sítio Roberto Burle Marx <http://sitioburlemarx.blogspot.com.br>.

2
Tensegrity é um sistema de compressão flutuante, cujo princípio estrutural é baseado na utilização de componentes isolados em compressão no interior de uma rede de tensão contínua, de tal forma que as partes em compressão (geralmente barras ou escoras) não se tocam e as partes sob esforço de tensão (geralmente cabos ou tendões) delineiam o sistema espacialmente. A estrutura Tensegrity têm origem controversa, com vários personagens disputando sua invenção, mas quem a nomeou, aplicou primeiro na construção de domos geodésicos e deu grande difusão no meio arquitetônico foi Richard Buckminstar Fuller.

sobre o autor

Roberio Dias é paisagista, especialista em engenharia do meio ambiente, doutor em geografia e professor de paisagismo da Escola de Belas Artes da UFRJ. Foi estagiário e depois paisagista colaborador da Burle Marx & Cia Ltda. Foi diretor do Sítio Burle Marx por 16 anos (1995 a 2011).

comments

067.03 eu estive lá!
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

067

067.01 ensaio fotográfico

Guardiãs do Hermitage

Felipe Arruda and Laura Gorski

067.02 viagem cultural

As ondas de Siena

José Marques Carriço

067.04 desenho da paisagem

Doze preceitos para usar um caderno de viagem

José Neves

067.05 viagem de passeio

Um passeio pelos espaços públicos londrinos

Vanessa Goulart Dorneles

067.06 viagem de estudo

A dimensão paisagística no projeto da cidade contemporânea

Adalberto Retto Jr. and Marta Enokibara

067.07 exposição

Da próxima vez eu fazia tudo diferente

Diego Matos and Caio Guerra

067.08 editorial

A Grécia não é aqui!

Michel Gorski

067.09 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

Raíssa Bahia Lopes

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided