Dentre os visitantes ilustres do Sítio Santo Antônio da Bica (1) encontra-se o famoso engenheiro americano Richard Buckmister Fuller – inventor da tensegrity (2), utilizada em domos geodésicos –, que almoçou na propriedade no dia 8 de março de 1980.
Ele estava com 85 anos e, assim que chegou, imediatamente sacou um papel, começou a ler sua filosofia de vida e passou a mostrar projetos incríveis e a maquete de uma escultura/estrutura feita com 30 varetas e barbantes que conformavam um sólido poliédrico baseado no icosaedro, no qual nenhuma das varetas tocava outra. Sensacional!
A estrutura que ele mostrou foi um impacto na minha concepção de arte. Eu, até então, adotava uma definição meio cínica do Picasso: "A arte é uma mentira que revela habilidade". Mas o objeto estava diante de mim – o icosaedro feito de varetas que não se tocavam – e, embora parecesse mentira a quem ouvisse falar da existência de um objeto nessas condições, não era absolutamente mentira! Estava ali na minha frente e palpável. E se aquilo não era arte, deveria passar a ser considerada como tal.
Consegui reproduzir a estrutura depois, baseado numa foto do Walter Burle Marx, e Roberto Burle Marx disse que queria uma grande. Então eu disse que se ele pagasse o material, tentaria realizá-la. Ele topou e, depois de uma tentativa frustrada, consegui construir uma que durou anos naquele gramado em frente da varanda. Cada vareta tinha 2m e o diâmetro total, 3,6m.
As fotos que registram a reprodução da estrutura de Buckmister Fuller foram tiradas em 9 de agosto de 1980 pelo meu pai (dá pra notar a Congea em flor), mas ele estava estreando uma lente nova, uma olho-de-peixe, e então essas são as únicas fotos que tenho.
notas
1
Sítio Santo Antônio da Bica quando de propriedade do paisagista, o atual Sítio Roberto Burle Marx (SRBM) é uma unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão do Ministério da Cultura do Brasil (MinC). Ver o blog Sítio Roberto Burle Marx <http://sitioburlemarx.blogspot.com.br>.
2
Tensegrity é um sistema de compressão flutuante, cujo princípio estrutural é baseado na utilização de componentes isolados em compressão no interior de uma rede de tensão contínua, de tal forma que as partes em compressão (geralmente barras ou escoras) não se tocam e as partes sob esforço de tensão (geralmente cabos ou tendões) delineiam o sistema espacialmente. A estrutura Tensegrity têm origem controversa, com vários personagens disputando sua invenção, mas quem a nomeou, aplicou primeiro na construção de domos geodésicos e deu grande difusão no meio arquitetônico foi Richard Buckminstar Fuller.
sobre o autor
Roberio Dias é paisagista, especialista em engenharia do meio ambiente, doutor em geografia e professor de paisagismo da Escola de Belas Artes da UFRJ. Foi estagiário e depois paisagista colaborador da Burle Marx & Cia Ltda. Foi diretor do Sítio Burle Marx por 16 anos (1995 a 2011).