Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Rampa do Pavilhão da Bienal de São Paulo. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Cobertura com vídeos e textos da montagem da exposição "Como falar de coisas que não existem", 31ª Bienal de São Paulo. Realização do portal Vitruvius e Irmãos Guerra Filmes.

english
Video and text coverage of the expo "Como falar de coisas que não existem", São Paulo 31th Biennale. Made by portal Vitruvius and Irmãos Guerra Filmes.


how to quote

PROTTI, Tommaso. A Bienal e seu pavilhão. A severidade e a harmonia do edifício de Oscar Niemeyer. Arquiteturismo, São Paulo, ano 08, n. 090.01, Vitruvius, ago. 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/08.090/5266>.


O espaço foi o que me atingiu quando entrei na Bienal, um pavilhão a se perder no horizonte projetado por Oscar Niemeyer no coração do Parque do Ibirapuera. Essa estrutura moderna é emblemática na arquitetura de São Paulo e, apesar de seu aspecto exterior um tanto severo, a Bienal em seu interior é um espaço harmonioso para a celebração da arte. Eu acredito que o local revela muitas almas que pertencem à cidade mas consegue ainda manter os aspectos negativos, o caos, do lado de fora. Se a Bienal trouxer a arte brasileira mais próxima de uma audiência internacional, e vice versa, o pavilhão de Niemeyer terá alcançado seu objetivo.

31ª Bienal de São Paulo – Como falar de coisas que não existem, 6 de setembro a 7 de dezembro de 2014, Parque do Ibirapuera, portão 3, Pavilhão da Bienal, São Paulo, Brasil.

sobre o fotógrafo

Tomasso Protti, italiano, fotógrafo documentarista freelance, é formado em Ciências Políticas em Roma, com mestrado em Fotojornalismo e Fotografia Documental no London College of Communication. Seu trabalho foi exposto em Londres, Milão, Roma e Zagreb e recebeu os prêmios International Photography Award e The National Geographic Award. Radicado em São Paulo, trabalha para The New York Times, The National Geographic, Le Monde, The New Yorker, Esquire, entre outros, e faz parte do coletivo Reportage da Getty Images Emerging Talents.

comments

090.01 31ª bienal de sp
abstracts
how to quote

languages

original: português

others: english

share

090

090.02 31ª bienal de sp

Éder Oliveira

Giovanni Pirelli, Helena Guerra, Caio Guerra and Ludovico Schilling

090.03 31ª bienal de sp

Coisas que não existem

Bruno Schiavo

090.04 31ª bienal de sp

Voluspa Jarpa, histórias de aprendizagem

Helena Guerra, Caio Guerra and Ludovico Schilling

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided