Anoitece em Paris e os últimos visitantes entram com pressa no Centre Georges Pompidou, no tradicional bairro do Marais...

O arquiteto Jean-Paul Poirot, bisneto de um famoso detetive belga, entra correndo no edifício projetado pelos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers.

Poirot já viu as exposições em cartaz e só quer comprar uma lembrança para a esposa antes de voltar para casa, em Lessines, terra natal de René François Ghislain Magritte, um dos principais artistas surrealistas belgas.

Indeciso entre guarda-chuvas, broches e pins, Poirot percebe um personagem de roupa e chapéu pretos, que lhe chama a atenção devido sua familiaridade.

A pessoa entra no equipamento cultural e, no impulso e sem pestanejar, o jovem arquiteto abandona os souvenirs que já havia escolhido e segue o personagem de trajes pretos.

Ao entrar no espaço expositivo melhor iluminado, Poirot se dá conta que se trata de uma mulher, jovem ainda, paramentada como um homem.

A moça se detém e fita com atenção a linda jovem ruiva de uma pintura, que Poirot logo associa às Matrioskas, as bonecas russas de madeira, colocadas umas dentro das outras.

A moça de preto começa a andar em sua direção e o arquiteto, que se postara ao seu lado a uma distância segura, se surpreende com a semelhança entre ela e a ruiva da pintura.

A perseguição fica momentaneamente em segundo plano quando Poirot vê diante de si o enigmático La Décalcomanie, seu quadro preferido, pintado por Magritte em 1966.

Quando volta os olhos em direção à moça de preto, o jovem arquiteto tem uma pequena vertigem, sua visão fica embaçada, o vulto se dissolve em um quadro impressionista...

Ao recobrar a consciência, Jean-Paul Poirot, bisneto de famoso detetive belga, busca por longos minutos a moça de preto, mas fracassa. Lembra-se da esposa e se dá conta que não levará mais o presente prometido. É bom pensar em uma boa desculpa...

As luzes do Centre Pompidou começam a apagar e o enigmático quadro La Décalcomanie, pintado por René François Ghislain Magritte, nascido na pequena Lessines do casal Poirot, logo estará no breu.
ficha técnica
roteiro da fotonovela
Abilio Guerra
fotos
Michel Gorski
fotonovelas
GORSKI, Michel. O maravilhoso surge quando menos se espera! Era uma vez em Siena... Arquiteturismo, São Paulo, ano 05, n. 053.08, Vitruvius, jul. 2011 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/05.053/3982>.
GORSKI, Michel; GUERRA, Abilio. A arte ensina quando menos se espera! Era uma vez em Londres... Arquiteturismo, São Paulo, ano 05, n. 057.06, Vitruvius, nov. 2011 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/05.057/4132>.
GORSKI, Michel; GUERRA, Abilio. Não vigiar o museu pode resultar em dano irreparável para a obra de arte! Era uma vez em Paris.... Arquiteturismo, São Paulo, ano 07, n. 079.06, Vitruvius, out. 2013 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/07.079/4931>.
GORSKI, Michel; GUERRA, Abilio. Fotógrafo do fotógrafo. Era uma vez em algumas cidades... Arquiteturismo, São Paulo, ano 08, n. 085.03, Vitruvius, mar. 2014 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/08.085/5082>.
GORSKI, Michel; GUERRA, Abilio. Qual será a cor? Era uma vez em Ronda... Arquiteturismo, São Paulo, ano 08, n. 087.05, Vitruvius, jul. 2014 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/08.087/5242>.
GORSKI, Michel; GUERRA, Abilio. A reviravolta maravilhosa na vida de uma manequim! Era uma vez em São Paulo... Arquiteturismo, São Paulo, ano 08, n. 094.04, Vitruvius, dez. 2014 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/08.094/5413>.
GORSKI, Michel; GUERRA, Abilio. A moça do cabelo azul. Uma perseguição implacável no High Line novaiorquino. Arquiteturismo, São Paulo, ano 10, n. 111.07, Vitruvius, jun. 2016 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/10.111/6082>.
GUERRA, Abilio; ROMANO SANTOS, Silvana. A menor sala de cinema do mundo. Misterioso roubo na Exposição Museu do Louvre Pau-Brazyl. Arquiteturismo, São Paulo, ano 10, n. 114.05, Vitruvius, set. 2016 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/10.114/6191>.
GORSKI, Michel; GUERRA, Abilio. O personagem de roupa e chapéu pretos. Mistério e suspense na exposição de René Magritte no Beaubourg. Arquiteturismo, São Paulo, ano 10, n. 118.06, Vitruvius, jan. 2017 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/10.118/6365>.
GORSKI, Michel; GUERRA, Abilio. Love Story século 21. A versão paulistana do amor eterno. Arquiteturismo, São Paulo, ano 12, n. 142.04, Vitruvius, jan. 2019 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/12.142/7226>.