Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Fazenda Boa Vista, Bananal. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Victor Hugo Mori, arquiteto do Iphan São Paulo, inicia visita aos monumentos de Portugal pela cidade de Tomar e apresenta um belo ensaio fotográfico das maravilhas arquitetônicas da cidade, datadas do século 12 ao século 16.


how to quote

MORI, Victor Hugo. As maravilhas arquitetônicas de Tomar. Viagem aos monumentos de Portugal. Arquiteturismo, São Paulo, ano 10, n. 118.08, Vitruvius, jan. 2017 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/10.118/6381>.


Minha viagem aos monumentos de Portugal se inicia por Tomar. Faço breves descrições, apenas para referenciar as fotos do ensaio.

A Praça da República é do século 15. De um lado, temos a igreja de São João Batista; do outro, a moldura para o Castelo dos Templários, em cima do morro coberto por vegetação.

O Convento de Cristo em Tomar conta com uma igreja em forma de tambor (charola), construída no século 12 pela Ordem dos Templários. A partir de 1510, D. Manuel I rasga no tambor a porta ogival. Foi o principal convento da Ordem de Cristo com a extinção da Ordem Templária. A imagem do interior da Charola foi composto por doze fotografias a pedido do amigo Percival Tirapelli. Eu fotografei também o claustro renascentista, a cozinha original e a famosa janela manuelina. É Patrimônio da Humanidade, naturalmente.

Visitei duas capelinhas alpendradas, a de São Gregório, no centro da cidade, e a de São Lourenço no Caminho de Santiago, ambas do século 16.

A Sinagoga de Tomar é também do século 15 e foi edificada sob autorização do Infante D. Henrique, quando os judeus estavam sob administração da Ordem de Cristo. Foi fechada por D. Manuel I. É a mais antiga sinagoga de Portugal.

A imagem interna da Sinagoga foi composta por nove fotos, sugestão do arquiteto Mauro Bondi. Os orifícios nos cantos têm cântaros de barro invertidos para acústica no interior das paredes; como objeto de interesse, um prato de louça para a Pessach. Dei sorte, pois a sinagoga vai fechar em fevereiro para reforma (está precisando).

sobre o autor

Victor Hugo Mori, arquiteto (Mackenzie, 1974) é funcionário do quadro funcional da 9ª SR/Iphan de São Paulo.

comments

118.08 ensaio fotográfico
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

118

118.01 na estrada

Gunera manicata

José Tabacow

118.02 paisagem construída

Varsóvia, Polônia, uma cidade que viceja

Eliane Lordello

118.03 arquiteturismo em questão

Kuala Lumpur e Cingapura

Eduardo Pizarro

118.04 literatura

O vendedor de doçura

Luís Antônio Jorge

118.05 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

Michel Gorski

118.06 fotonovela

O personagem de roupa e chapéu pretos

Michel Gorski and Abilio Guerra

118.07 crônica

Das coisas que só acontecem comigo

Ana Paula Bruno

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided