Uma visita que vale a pena em São Paulo é conhecer o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, instalado nas dependências da antiga Hospedaria de Imigrantes, inaugurada em 1887, e que se tornou o principal local de abrigo dos estrangeiros recém-chegados ao país no final do século 19 e início do século 20. Em 1978, após acolher trabalhadores migrantes de outros estados brasileiros a partir da década de 1930, a instituição encerrou suas atividades. Em 1986, no local foi criado o Centro Histórico do Imigrante. Em 1998 foi criado o Memorial do Imigrante, que, com o restauro da Hospedaria de Imigrantes, que se inicia em 2010, recebeu a atual denominação de Museu da Imigração.
Com um pouco de sorte, na transposição da via férrea por uma passarela metálica, o turista cultural poderá achar o famoso lugar onde Judas perdeu as botas!
nota
NE – informações históricas obtidas no website da instituição: Museu da Imigração do Estado de São Paulo <www.museudaimigracao.org.br>.
sobre o autor
Michel Gorski é arquiteto, designer e escritor, trabalha com arquitetura do entretenimento e é co-editor da revista Arquiteturismo. É autor do livro infantil A menina da placa (ilustrado por Fernando Vilela), dos livros Por um triz e O soprador em parceria com Sílvia Zatz.