Há muito esperava a luz perfeita para filmar o Palácio do Itamaraty, Brasília, Planeta Terra.
A manhã de hoje ma presenteou. Um dia de julho, no planalto central brasileiro, o sol não mais decaído do solstício, contudo não no zênite para ignorar a textura do concreto aparente.
“O que é belo é deleite eterno” – o projeto maior de Oscar Niemeyer, ombreável ao Partenon, à Sainte Chapelle, a Ronchamp – flui sem amarras minha memória e meus afetos.
(Curioso: o Itamaraty é um companheiro secular de três templos separados por milênios).
Na trilha sonora, o prédio cintila como Calisto, satélite brilhante do planeta Júpiter, inspiração para a peça de Carlos Walter Soares (1970-), de 2011, composta em parceria e dedicada a Joana Holanda, interpretada por ela ao piano (CD Piano Presente, Sesc, 2012). O segundo segmento (espaços internos) é acompanhado pela suavidade de Confidências (1913), de Ernesto Nazareth (1863-1934), por Maria Teresa Madeira, ao piano (Coleção de CDs Ernesto Nazareth Integral, 2016).
Perfeição, vídeo de Frederico de Holanda
sobre o autor
Frederico de Holanda é arquiteto (UFPE, 1966), doutor em arquitetura (Universidade de Londres, 1997), professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, universidade onde é Pesquisador Colaborador Sênior.