Arquitextos inicia sua trajetória visando levar a informação e estabelecer o debate entre arquitetos, professores, alunos e interessados na área de arquitetura e urbanismo. Desde questões acadêmicas e intelectuais até problemas urbanos relevantes serão abordados ao longo dos números por diversos especialistas e estudiosos, objetivando uma compreensão sempre mais aprimorada do atual estágio de nossa sociedade e da materialização de nossas cidades. Convocamos nossos leitores que participem dessa trajetória com sugestões, informações, opiniões e, quando possível, artigos sobre assunto de interesse coletivo.
Um grande afeto que se encerra
Após quase uma década de intensa dedicação estou dando por terminada minha jornada à frente da óculum. Uma decisão difícil, ainda mais se considerarmos o grande número de pessoas envolvidas – correspondentes, colaboradores, leitores, admiradores e críticos – que, de um modo ou de outro, não só tornaram possível esta experiência intelectual como também lhe deu substância e a própria razão de ser.
Editada desde 1992 junto à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, a revista óculum só foi possível graças ao apoio dos reitores que se sucederam e, em especial, graças ao apoio irrestrito de Wilson Ribeiro dos Santos Jr. – Caracol – diretor da escola por durante quase todo o período. A óculum não só editou artigos e projetos, mas também promoveu debates, palestras, exposições, seminários, workshops, etc, e para tanto contou com a participação de diversos professores – Wilson Mariana, Ricardo Marques, Denio Benfatti, Irineu Idoeta, Luis Espallargas, Jane Duduch, Vladimir Bartalini, Ivone Salgado, Maria Lúcia Refinetti Martins, Áurea Pereira da Silva, Maria Beatriz Camargo Aranha, Sidney Tamai, Maria Eliza Pitta e outros.
Os números da óculum contaram quase sempre com editores assistentes, com destaque para Anne Marie Sumner (Óculum 3, 4), Denio Benfatti (9), Francisco Spadoni (3, 4, 5/6), Luis Espallargas (10/11), Maurício Masson (10/11), Marcos Tognon (7/8), Paul Meurs (10/11), Paulo Dizioli (5/6, 7/8, 9) e Renato Anelli (3, 4, 5/6).
Como sustentação editorial para a revista e para o boletim óculum – que começou em 1996 e acaba com 40 números publicados – contamos com a participação assídua de um excepcional quadro de correspondentes e colaboradores internacionais: Pedro Moreira e Maria de Betânia Brendle (Alemanha), Adrián Gorelik, Diego Wisnivesky, Pancho Liernur e Ramón Gutierrez (Argentina); Eduardo Aquino (Canadá); Affonso Orciuolo (Espanha); Cristina Mehrtens, Fernando Lara e Octávio Lacombe (Estados Unidos); Paulo Dizioli, Flávio Coddou e Valentina Moimas (França); Paul Meurs (Holanda); Ana Paula Baltazar e Lígia Velloso Nobre (Inglaterra); Vittorio Corinaldi (Israel); Marcos Tognon e Renato Anelli (Itália); Luciana Itikawa e Regina Isima Vieira (Japão); Olívia de Oliveira (Suíça); e Maria del Pilar Piñeyro (Uruguai).
Contamos com o apoio inestimável de Hugo Segawa, Ruth Verde Zein, Ramón Gutierrez e Roberto Segre, que muito contribuíram para a divulgação da óculum no exterior; de Vicente Wissenbach e Marisa Castro Lopes (Finestra Brasil), Mário Sérgio Pini e Marcos de Souza (AU), que fizeram o mesmo no Brasil; de Lúcio Gomes Machado, Luiz Fisberg, Paulo Fujioka e todo o staff da Bienal de Arquitetura de São Paulo na montagem das exposições de Jo Coenen e Alberto Varas na 3ª e 4ª BIAs; de Marlene Acayaba, Mariah Villas Boas e Marcelo Carvalho Ferraz no evento com Christian de Portzamparc no Museu da Casa Brasileira; de Regina Meyer e Raquel Rolnik no número final da óculum, que infelizmente ficou no prelo e jamais virá à luz; de Nelson Kon (fotógrafo), Dárkon Vieira Roque e Regina Bassani (artistas gráficos), cujos trabalhos excepcionais catapultou a qualidade gráfica da óculum, um dos motivos do grande reconhecimento conquistado no Brasil e no exterior.
Também diversos alunos se dedicaram ao longo dos anos para a realização da revista e do boletim: Adriana Fornari del Monte, Alexandre Tonetti, Angela Bishop da Silveira, Beatriz Anelli Carvalho, Cláudia Braga, Daniel Moreira, Daniel Raizer, Daniela Camargo, Denise Bittar, Diego Vega, Eduardo Rossetti, Eliane Castanharo, Fábio Araújo, Fábio Villela, Flávio Laurini, Gustavo Ribeiro, Isabel Nicolielo, Isabela Brisighello, Ivana Miranda, Júnia Sana, Giovana Del Ducca, Marcelo Svartman, Marise Vitali, Regina Moreira, Rosana Guh, Sandra Yano, Tatiana Alarcon, Tatiana Ono Morgado e Vanessa Figueiredo. Dentre eles, destaque para André Kaplan, Daniel Carnelossi, Diego Wisnivesky, Flávio Coddou, Priscila Davini e Vagner Monteiro devido ao enorme empenho e dedicação.
A todos os nomes mencionados e a todos os esquecidos, meu eterno agradecimento por terem me permitido que fosse o executor de um grande trabalho coletivo. Aproveito para deixar aqui um convite para que participem do novo afeto que agora se inicia.
sobre o autor
Abilio Guerra, ex-editor da óculum, atual editor de Arquitextos e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas.