Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
A revista Archis não está mais sendo editada pelo NAi – Nederlands Architectuurinstituut. A empresa responsável agora pela edição é a Artimo. Archis está saindo em duas versões – uma em inglês, outra em holandês

how to quote

BALTAZAR, Ana Paula. Archis is.... Revista de arquitetura holandesa muda formato mas continua afiada. Drops, São Paulo, ano 02, n. 003.08, Vitruvius, out. 2001 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/02.003/1582>.


A revista Archis não está mais sendo editada pelo NAi – Nederlands Architectuurinstituut. A empresa responsável agora pela edição é a Artimo. Archis está saindo em duas versões – uma em inglês, outra em holandês. No lançamento da versão em inglês, em Londres, o editor responsável Ole Bouman mostrou-se indignado com a política publicitária da atual arquitetura holandesa, provocando uma acalorada discussão sobre mídia e arquitetura. Bouman apresentou o novo formato da revista, que conta com páginas destacáveis e ao final de cada artigo para que o leitor possa fazer anotações e enviá-las por fax para o autor (no texto sempre consta o número de fax do arquiteto...). É um tanto literal, mas funciona como um respiro entre os textos. Alguns dos anúncios só são revelados se o leitor quiser (algo parecido com aquele antigo diagrama de pontinhos com números para ligar). São táticas a caminho da interatividade, tentando flexibilizar o meio tradicional (tanto na forma quanto no conteúdo). O maior problema entre a editoria de Archis e o NAi parece ter sido a aversão da instituição pelo caráter crítico da revista. O NAi põe em curso uma política de celebração da arquitetura holandesa, não abrindo muito espaço para o debate aberto, a crítica e a inovação, características marcantes de Archis. A discussão no lançamento da versão inglesa tratou, entre outras coisas, da especialização e aprofundamento dos temas tratados pelo jornalismo arquitetônico, da necessidade do debate sair do círculo fechado da arquitetura e atingir um público maior, do papel de uma publicação como a Archis (cara e freqüente), e a quantidade de publicações em arquitetura para atender o mesmo público (restrito ao mesmo circulo fechado da arquitetura).

notas

[publicação: junho 2001]

Ana Paula Baltazar, Londres Inglaterra

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided