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drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Exposição no CIVA – Centre International pour la Ville, L’Architecture et le Paysage, e o Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) da FAU/UFRJ que trouxe para cá a arquiteta búlgara Galina Tahchieva, identificada ao movimento New Urbanism

english
Exhibition in CIVA - Center International pour la Ville, L'Architecture et le Paysage, and the conference at the Post-Graduation Department in Urban Planning (PROURB) FAU / UFRJ by the Bulgarian architect Galina Tahchieva, identified with the New Urbanism

español
Eoxposición en el CIVA - Centre International pour la Ville, L’Architecture et le Paysage, y el Programa de ps graduación en Urbanismo (PROURB) de la FAU/UFRJ que trajo la arquitecta búlgara Galina Tahchieva, identificada con el movimiento New Urbanism

how to quote

SEGRE, Roberto. Novas tipologias urbanas no subúrbio carioca. Workshop internacional no PROURB da FAU/UFRJ dirigido pela arquiteta búlgara Galina Tahchieva. Drops, São Paulo, ano 03, n. 006.08, Vitruvius, nov. 2002 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/03.006/1609>.


Entre o 18 e o 25 de novembro de 2002 se desenvolveu no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) da FAU/UFRJ, um workshop dirigido pela arquiteta búlgara residente em Miami, Galina Tahchieva, que contou com a participação dos professores do PROURB, Roberto Segre (Coordenador) e Flávio Ferreira; Sérgio Magalhães da FAU, e alunos do Mestrado e Doutorado em Urbanismo. A empresa Atlântica Residencial disponibilizou recursos para a concretização desta iniciativa docente. A arquiteta Tahchieva foi convidada por pertencer a um dos maiores escritórios profissionais de Miami – Duany Plater-Zyberk –, dedicados ao desenho urbano e identificados com o movimento New Urbanism, que há mais de uma década elaboram projetos tentando humanizar e qualificar esteticamente as anônimas áreas suburbanas das cidades norte-americanas, criando bairros e povoados com uma própria personalidade.

Rio de Janeiro é caracterizada pelos bairros “nobres” da Zona Sul e a infinita difusão de bairros com uma precária imagem urbanística nas Zonas Norte e Oeste. Tem que ser abolido este contraste, que se manifesta na diferenciada qualidade dos prédios residenciais e na restrita presença de espaços públicos com serviços sociais e áreas verdes na periferia onde reside a classe média e os operários. Urbanistas e arquitetos cariocas – como já aconteceu nos programas de Rio-Cidade e Favela-Bairro desenvolvidos pela Prefeitura nos anos noventa –, devem concentrar-se na renovação e qualificação de bairros que possuem uma grande potencialidade de desenvolvimento, não só por a alta densidade de população, mas também pela qualidade do sistema de transporte.

Por isto foi selecionado um terreno pertencente à Supervia no bairro de Deodoro, na proximidade da estação ferroviária. Centro importante de conexões viárias, o bairro teve um desenvolvimento menor em relação aos próximos de Marechal Hermes e Madureira. O terreno que conteve as propostas dos quatro grupos de alunos tem uma particular significação pela diversidade de elementos que o circundam: a estação de precária qualidade arquitetônica; uma favela encostada com os trilhos da ferrovia, os armazéns para o concerto de vagões, e as instalações militares. Isto cria uma variedade de elementos urbanísticos que geram a necessidade de assumir o conceito de “convivência de diferenças” nas propostas, obtendo a interconectividade dos espaços e funções.

Não é fácil resumir em poucas linhas as diferenças das quatro propostas. A importante experiência profissional da arquiteta Tahchieva orientou alguns critérios comuns entre as iniciativas: manter a altura dos prédios residenciais na altura de quatro ou cinco andares; criar uma malha contínua de quarteirões, estabelecendo a unidade do espaço urbano; definir áreas de usos mistos, que integrassem residência e comércio; separar radicalmente a circulação dos veículos e dos pedestres; estabelecer sistemas verdes ao longo de avenidas ou com pequenas praças para o uso dos membros diferenciados da comunidade: meninos, adolescentes, idosos, namorados, trabalhadores. Estes elementos, que caracterizam os princípios do New Urbanism, podem ser aplicados também no subúrbio carioca, transformando a desordem e a feiúra dominante, em ambientes urbanos de qualidade.

Enquanto um grupo assumiu a estação Deodoro como eixo de um centro cívico e comercial de dimensão regional, criando um prédio complexo multifuncional, outro colocou um shopping-center nos armazéns da ferrovia, aproveitando as gigantescas estruturas de concreto. Outra proposta expandiu o projeto até os prédios modernistas do conjunto habitacional Deodoro e em direção contrária, até o bem estruturado sistema urbano de Marechal Hermes, para definir uma continuidade urbanística ao longo dos trilhos da ferrovia. Em todas as soluções predominou a valorização do pedestre, do equilíbrio entre espaço privado e espaço público, e a dimensão dos prédios residenciais, distantes da intensa circulação dos carros, para promover a integração social e o sentido de pertença ao bairro da comunidade. Estes são os novos componentes de uma tipologia urbanística e arquitetônica que favoreceria a mudança e a requalificação do subúrbio carioca.

notas

[publicação: julho 2003]

Roberto Segre, Rio de Janeiro, Brasil

Equipe de alunos: Carlos Porto, James Miyamoto, Maria Lucia Pecly, Pablo Mastropasqua, Marisol Rodriguez Sosa

 

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