O projeto
O projeto straat bambu é resultado do encontro bem articulado entre forças e talentos de campos diversos: a empresa TokStok, parceira e patrocinadora + Takeshi Sumi e Dries van Wagenberg, designers + Kotybambu, artesãos produtores. Especialmente proposto para a TokStok, este projeto teve como objetivo o desenvolvimento de produtos feitos em bambu com um design inovador, que aproveitasse as características e revelasse a beleza deste material, tão farto quanto subutilizado no país. Toda inovação pressupõe um processo em que participam o engenho e a arte (ou a técnica e a criatividade) e cujo resultado não é apenas o produto material, mas também, o conhecimento trocado. Com a meta de desenvolver produtos inovadores através da troca de conhecimento, a Straat pesquisou e reuniu quem teria a expertise necessária para isso, traduzindo as diferentes linguagens de cada parte, em uma linguagem comum. A escolha por estudantes de design reflete duas prioridades da Straat: o foco na formação de designers e na criação de um design ousado, experimental. E a escolha por estudantes de países diferentes, Holanda e Brasil, prioriza os processos colaborativos, em que ocorre a troca e a convivência entre diferentes formas de criação, de cultura.
As forças
A TokStok surgiu como parceira natural devido a uma aproximação iniciada em 2001, mas principalmente, por ser uma empresa que é referência no desenvolvimento do design no Brasil. As outras forças são o designer Dries van Wagenberg vindo da Design Academy Eindhoven / Holanda, onde o projeto foi anunciado, escola que tem como característica a ênfase na função social do design. Takeshi Sumi estudante de Design na FAU/USP e que tem uma certa familiaridade com o bambu. E a Kotybambu, oficina de artesanato em bambu fundada e comandada pelo engenheiro Eduardo Nagayama, que divide o trabalho com Raimundo. A Kotybambu foi escolhida por sua estrutura ser um potencial laboratório de criação de objetos e por manifestar a intenção de promover oportunidades de geração de renda para pessoas do bairro.
O bambu
O bambu é uma matéria prima presente em quase todo o mundo, muito utilizada em países da Ásia e América Latina mas mal aproveitada no Brasil. Os produtos existentes no mercado brasileiro são feitos com o bambu sem desdobro, negligenciando o fato de que, por seu baixo custo, é uma alternativa para substituir a madeira. A China por exemplo, empregando alta tecnologia, desenvolve uma variedade enorme de produtos feitos com bambu tais como pisos, portas, janelas e outros. Na arquitetura asiática temos remanescentes de construções muito antigas em bambu em templos japoneses, chineses e indianos. O Taj Mahal teve a estrutura de sua abobada milenar de bambu substituída apenas recentemente por uma de metal. Na China, encontram-se construções espetaculares de pontes em grandes vãos, com bambu tensionado. Na África também se encontram muitas habitações populares construídas com bambu.
O bambu é uma planta que oferece muitas vantagens econômicas: rápido crescimento, manutenção e colheita; sem mencionar a sua resistência, sendo a primeira vegetação a surgir após a explosão atômica em Hiroshima. Tudo isto faz do bambu um material ecologicamente interessante, que ajuda na renovação do ar e substitui a madeira em diversos aspectos. A proposta da Straat para os estudantes envolvidos foi que realizassem uma pesquisa de técnicas construtivas, que estimulasse a potencialidade criativa de futuros profissionais, explorando formas e usos do bambu. O resultado deste processo de trabalho é o cabide que recebeu os prêmios: Prêmio Objeto Brasileiro - A Casa, setembro de 2008 e o 1º lugar Prêmio Utensílio - Museu da Casa Brasileira, novembro 2008.
Cronologia
Proposta para TokStok
Julho de 2006
Articulação de estudantes
De agosto a novembro de 2006
Articulação e preparação para a chegada dos estudantes na oficina Kotybambu
Novembro e dezembro de 2006
Inicio do projeto
J janeiro de 2007
Oficina
Janeiro/fevereiro 2007
Exposição e mesa redonda no Museu da Casa Brasileira
Março de 2007
Venda dos primeiros cabides
Paralela Gift Fair março 2007
Prêmio Objeto Brasileiro - A Casa
Setembro de 2008
Prêmio 1o.lugar Utensílio - Museu da Casa Brasileira
Novembro 2008
Ficha técnica
Concepção e articulação
Silvia Sasaoka Patrocínio
Tok&Stok
Coordenação
Anton van Dort e Silvia Sasaoka
Estudantes que desenvolveram o produto
Takeshi Sumi (2º ano de Design / FAU USP) e Dries Van Wagenberg (recém formado pela Design Academy Eindhoven / Holanda)
Artesãos
Oficina Kotybambu - Eduardo Nagayama e Raimundo Alves dos Santos
Criação do projeto gráfico e exposição no MCB
Estúdio 19 - Marcelo Lee e Henrique Reis
Apoio
Museu da Casa Brasileira
sobre o autor
Silvia Sasaoka, criadora da StraaT, é graduada em Artes Plásticas e atua como arte educadora, produtora cultural e empresária.Silvia Sasaoka, São Paulo Brasil