O Brasil está na boca do povo, digo, dos gringos. Teremos uma Copa em 2014 e uma Olimpíadas em 2016. Estamos entre os BRIC – Brasil, Russia, India e China – grupo de países emergentes que mais influenciam nas decisões e que estão se mostrando fortes para até criar uma nova ordem mundial (1).
Junto com toda essa divulgação política do país, a sua produção arquitetônica e cultural acabam sendo conhecidas de tabela. A curiosidade despertada pelo público estrangeiro faz com que mais e mais publicações, tanto de massa quanto especializadas, relatem sobre o que se produz aqui dentro.
Tratando de arquitetura, um assunto é comum desde a sua criação: Brasília. Divulgada pelos meios de comunicação na época por conta de sua criação (2), a capital recebe agora uma divulgação no exterior por conta dos seus 50 anos e com ela a visão gringa a respeito da arquitetura do país (3). A nova capital ajudou a criar os ícones da arquitetura brasileira tanto para o exterior quanto para os próprios brasileiros, pela dimensão e divulgação da construção da nova capital.
Assim como Brasilia, todo o legado do Movimento Moderno foi e está sendo bastante divulgado também. Desde a exposição Brazil Builds no MoMA em Nova Iorque, ele foi considerado único, diferenciado do resto do mundo.
No aspecto do urbanismo, além de Brasilia, a cidade de Curitiba tem frequentes comentários sobre a proposta de acunpultura urbana de Jaime Lerner, como cidade com solucões criativas para problemas ambientais e urbanos (4).
A produção contemporânea também tem sido bastante comentada. Um dos escritórios mais mencionados é o paulista Triptyque (5) que chama a atenção pela preocupação ambiental, a hablidade no design e no manejo com diferentes materiais no projeto.
A revista inglesa Wallpaper incluiu no seu Architects Directory novos escritórios de diferentes partes do país como o escritório Vazio S.A. de Belo Horizonte, Atelir UM de Curitiba e Studio Paralelo de Porto Alegre (6). Esse inclusão mostra o alcance dos expoentes da arquitetura brasileira, ao serem divulgados no exterior.
A divulgação internacional deve ser observada e entendida como meio de criação da imagem no país no exterior. Também como um termômetro para a nova produção, pois a fama estrangeira, acreditamos, só acontece quando a qualidade ultrapassa as barreiras nacionais.
As notas desse artigos são alguns exemplos de onde podem ser encontradas as informações mencionadas ao longo do texto.
notas
1
http://curiouscapitalist.blogs.time.com/2010/04/16/the-brics-plotting-a-new-world-order/
2
http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,826288,00.html
3
http://www.wallpaper.com/architecture/brasilia-in-pictures-50-great-buildings-50-years/4553
4
http://www.architecturaldigest.com/homes/homes/2009/07/bertoldi_article
5
http://www.dezeen.com/2008/08/31/harmonia-57-by-triptyque/
http://www.archdaily.com/6700/harmonia-57-triptyque/
http://www.contemporan.com/en/sao-paulo/triptyque/6
http://www.wallpaper.com/architecture/brazil-architects-directory/4493
ilustrações
Desenhos do autor
sobre o autor
Bruno Dalto é estudante de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa.