Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Dedicado estudioso da flora brasileira e ex-integrante da equipe de Burle Marx, o paisagista Sérgio Treitler faleceu em novembro de 2010, aos 59 anos.

how to quote

BARRA, Eduardo. Paisagismo brasileiro perde Sérgio Treitler. Drops, São Paulo, ano 11, n. 038.08, Vitruvius, nov. 2010 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/11.038/3669>.


Jardim da residência Gilberto Strunck, Petrópolis RJ. Paisagismo de Roberto Burle Marx. Restauro do jardim de Sérgio Treitler e Márcia Raposo
Foto Luiz Cláudio Marigo


A Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – Abap lamenta o falecimento de Sérgio Treitler na noite do dia 6 de novembro de 2010, aos 59 anos. Dono de privilegiado senso de humor, Sérgio magnetizava todos ao redor com sua fala mansa, seu profundo respeito ao próximo, sua delicadeza e extrema gentileza, atributos quase inexistentes nesses nossos tempos.

Dedicado estudioso da flora brasileira, Sérgio Treitler integrou a equipe de Roberto Burle Marx no período 1976-1983, trabalhou no Sítio Burle Marx entre 1995 e 1996 e foi durante muitos anos professor de paisagismo das universidades Santa Úrsula e Veiga de Almeida. Atualmente, como funcionário do Iphan, lutava pela proteção de nossas paisagens culturais e atuava em reformas, restaurações e novos projetos de jardins em bens tombados. Com sua esposa, Márcia Raposo – também paisagista –, foi responsável pela restauração de algumas obras de Burle Marx, dentre elas o famoso jardim da residência Gilberto Strunck (capa do livro Arte & Paisagem, de José Tabacow), situado na região serrana do Rio de Janeiro, local que escolheu para morar nos últimos anos. E, como se não bastasse, ainda manifestava empolgação com a condição de mestrando da Universidade Federal Fluminense.

Sempre disposto a atender as inúmeras solicitações da Abap-Rio, teve desempenho fantástico como guia da exposição dos trabalhos da 1ª Premiação Internacional da Abap, presidiu o júri do Concurso Nacional de Projetos para o Paisagismo do Observatório Nacional e do Museu de Astronomia, e proferiu palestras brilhantes nos ciclos Burle Marx e Paisagem Cultural, ambos organizados pela Abap-Rio em parceria com o IAB-RJ.

Sérgio Treitler deixa mulher e três filhos, além de uma legião de amigos saudosos. Também nos lega um livro pronto sobre paisagismo, mas ainda inédito. Considerando a notória qualidade de sua escrita e sua vontade de transmitir conhecimento, só pode ser ótimo.

Salve, Sérgio!

sobre o autor

Eduardo Barra é arquiteto paisagista e foi presidente da Abap por duas gestões, de 2005 a 2008.

 

comments

038.08
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

038

038.01

A escultura do inesperado

A dúvida e a incerteza da escultura de José Resende

Antônio Luiz M. de Andrade (Almandrade)

038.02

Jorge Czajkowski (5 agosto 1948 – 16 outubro 2010)

À guisa de homenagem

Candido Malta Campos Filho

038.03

Morar carioca

Eduardo Paes and Sérgio Magalhães

038.04

Acción Positiva

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

038.05

O grande lance: efemeridade e eternidade dos estádios

A nova arena do Sport Club Corinthians Paulista

Hugo Segawa

038.06

A la altura de niños y niñas

Parte 6 de la serie 'La deriva del espacio público'

Josep Maria Montaner and Zaida Muxí

038.07

O que o Rio não precisa

Sérgio Magalhães

038.09

De-generación digital

Fredy Massad

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided