Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Leia o artigo do artista plástico Almandrade sobre a exposição Mário Cravo na Paulo Darzé Galeria de Arte em Salvador BA

how to quote

(ALMANDRADE), Antônio Luiz M. de Andrade. Mário Cravo. Um mito e um inventor. Drops, São Paulo, ano 11, n. 045.06, Vitruvius, jun. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/11.045/3880>.



Um artista que dispensa apresentações, com mais de meio século de dedicação ao fazer artístico, é a obra que fala e descreve uma trajetória. Mário Cravo é uma presença constante no cotidiano da cidade do Salvador, suas esculturas se destacam em praças, ruas e avenidas. Um mestre inquieto, sempre disposto a novos desafios. A passagem do tempo foi mais um estímulo e não um desânimo para esse trabalhador incansável, como podemos observar nessa exposição com trabalhos recentes.

Suas imagens depositadas na cidade circulam até nos cartões postais. Uma obra marcada pela vontade de experimentar e descobrir, com acertos e desacertos, seguindo vários caminhos, mas sem sair dos limites do campo da arte. Entre uma tendência expressionista e um despojamento cubista, uma passagem pelo universo da arte popular e da cultura afro. Um artista de diversas linguagens e uma produção respeitável, mas acima de tudo generoso e bem humorado com a vida e com a arte. Um inventor de formas movido por um ideal de liberdade diante da criação que não se rendeu ao peso do tempo.

Mais uma exposição de Mário Cravo, novas experimentações, novas coisas realizadas pelo prazer de suar e fazer. Quem disse que é fácil fazer arte? Só o artista sabe o quanto é difícil, muitas vezes doloroso, o processo de transformar uma matéria prima em obra de arte. É a dinâmica da vida. Nas mãos do artista, madeira, ferro, latão, resina, fibra de vidro, os mais diversos materiais se transformam em objetos estéticos. Os recursos técnicos são utilizados para solucionar problemas de ordem plástica e construir uma expressão poética.

nota

NE
O presente artigo é sobre a exposição Mário Cravo. Paulo Darzé Galeria de Arte, Salvador BA.

sobre o autor

Antônio Luiz M. de Andrade (Almandrade) é artista plástico, poeta e arquiteto.

 

comments

045.06
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

045

045.01

Arquitetura com qualidade

Luiz Fernando Janot

045.02

Amistades peligrosas

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

045.03

Minha casa, minha vida

Sérgio Magalhães

045.04

João Walter Toscano (1933–2011)

Arquiteto e urbanista

Valentina Moimas

045.05

A luta dos edifícios contra as águas

Gabriel Kogan

045.07

Desabitar-se

Sobre a instalação “Bastidor”, de Ana Holck

Sergio Bruno Martins

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided