Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Douglas Freitas fala sobre a exposição Penélope, da artista Tatiana Blass, explicando a relação com o mito grego da Odisséia de Ulisses que dá nome ao site specific na Capela do Morumbi

how to quote

DE FREITAS, Douglas. O labor de Penélope. Drops, São Paulo, ano 12, n. 049.04, Vitruvius, out. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/12.049/4076>.



“Quatro anos quase, nos contrista, ilusos
De promessas, recados e esperanças,
E al tem no coração. Com novo engano,
Nos disse, ao predispor fina ampla teia:
— Amantes meus (...)
Vós não me insteis, o meu lavor perdendo,
Sem que do herói Laertes a mortalha
Toda seja tecida, para quando
No longo sono o sopitar o fado (...)

Esta desculpa ingênuos aceitamos.
Ela, um triênio, desmanchava à noite
À luz da lâmpada o lavor diurno;”
Odisseia de Homero – trecho sobre Penélope

É do mito grego registrado na Odisséia de Homero que Tatiana Blass empresta o nome Penélope à instalação desenvolvida para ocupar a Capela do Morumbi. Segundo o mito, após um ano de casado, Odisseu deixa Penélope e parte para a guerra de Tróia. Vinte anos depois, sem notícias, Penélope passa a ser assediada por novos pretendentes, e assume o compromisso de escolher um novo marido quando terminasse de tecer uma mortalha para o pai de Odisseu. Durante o dia, aos olhos de todos, tecia; durante a noite, solitária, desmanchava na tentativa de enganar o tempo e iludir seus pretendentes, aguardando a volta de seu amado.

Na instalação, um grande tear manual de pedal está posicionado no altar da Capela; de um lado, um longo tapete vermelho é tecido, do outro o tapete se desfaz. A simbologia do tapete vermelho não está particularmente ligada à religião, mas sim ao poder. A cor púrpura, muito valorizada na Antiguidade e Idade Média, é um vermelho escuro que tende ao roxo, obtida através de algumas espécies de moluscos. Eram necessárias grandes quantidades desses moluscos e grande mão de obra para realizar a extração da substância utilizada para o tingimento, o que tornava o tecido extremamente caro. Devido ao alto custo, o vermelho era tipicamente usado pela realeza e membros da Igreja, e com o tempo tornou-se símbolo do poder real e eclesiástico.

É esse símbolo de poder que nos recebe na porta da Capela. Seguimos o tapete até o tear, e vemos sua construção dissecada; há um movimento dúbio, não sabemos se a peça se desmancha ou se ela está sendo construída. Parado, o tear acaba por desvendar o construir dessa forma, um ato que normalmente não se faz visível. Tatiana nos dá alguns elementos para insinuar uma existência, um movimento, ou uma construção, e cabe a nós imaginarmos o restante. Se outros trabalhos da artista sugerem um parêntese entre as coisas a fim de explicitar uma ação, ou uma presença através da ausência, aqui o tear se configura como o que está entre parênteses, dando materialidade a um elemento oculto.

Do outro lado do tear, os fios escorrem desordenadamente, correm o chão ou sobem as paredes vencendo-as pelos buracos existentes na arquitetura – resultado da técnica construtiva da taipa-de-pilão – e ganham o jardim, se arrastando ao modo de um cipó-chumbo, planta parasita que serviu de referência para a obra. Por não ter clorofila, o cipó-chumbo não pode produzir seu alimento, precisando de uma planta hospedeira para se manter viva. Por cobrir a planta aos poucos, a sufoca; a única maneira de matar a praga é matando também o hospedeiro. Como nos trabalhos realizados em cera pela artista, assistimos um lento definhar. Do lado de fora o que vemos é o alastrar dessa grande mancha vermelha que, apesar de ter aparência leve, a exemplo da parasita, consome a paisagem horizontalmente, de certa maneira como nas pinturas e livros realizados pela artista, onde a paisagem é invadida por manchas de cor.

Em trabalhos anteriores já existe esse movimento dúbio de construir/desconstruir de Penélope. Cadeiras e mesas escorrem em manchas de cor, perdendo sua funcionalidade, ficando entre ser utensílio e ser só cor, objetos são divididos ao meio e apresentados seccionados ou com pequenos desníveis, animais são apresentados incompletos, a fim de nos intrigar; cachorro ou homem derretem quase até o fim, sempre em transformação, mas também, sempre no meio do caminho, entre a forma e a não forma. É isso que vemos em Penélope, apesar de insinuar um fazer, ou um desfazer, a obra está parada; sempre no mesmo ponto, é como se essa construção/desconstrução sugerida se desse às escondidas.

Na produção de Tatiana Blass, assim como no mito de Penélope, nós espectadores estamos constantemente sendo iludidos, afinal, para a artista, parte do papel da arte é criar estranheza, assombro, ilusões, um deslocamento da realidade que desafie a nossa percepção. Como em qualquer crença, religiosa ou não, cabe a nossa participação para que ela exista, precisamos nos deixar levar. Como diz a artista em outro trabalho, o engano é a sorte dos contentes.

sobre o autor

Douglas de Freitas é o curador da exposição “Penélope”, da artista Tatiana Blass, na Capela do Morumbi, de 25 de setembro de 2011 a 26 de fevereiro de 2012.

 

comments

049.04
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

049

049.01

Claudio Caveri en su tierra (1928-2011)

Jorge Ramos de Dios

049.02

And another thing

Steve Jobs y la tecnología agradable al tacto

David Hernández

049.03

A viela da Barra Funda

Iracema Miguel and Vera Maria Leme Alvarenga

049.05

Respecting fragile places

29ª eCAADe realizado na Universidade de Ljubljana

Gabriela Celani

049.06

Enchentes

Ajardinem suas calçadas!

Álvaro Rodrigues dos Santos

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided