Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Desenvolvimento de ferramentas, métodos de projeto e a inserção tecnológica no aprendizado e prática da arquitetura são tema do 29º eCAADe. Veja o que mais foi apresentado no congresso

how to quote

CELANI, Gabriela. Respecting fragile places. 29ª eCAADe realizado na Universidade de Ljubljana. Drops, São Paulo, ano 12, n. 049.05, Vitruvius, out. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/12.049/4077>.



Com o tema Respecting fragile places, a 29ª edição do congresso Education and Research in Computer-aided Architectural Design in Europe (eCAADe) foi realizada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Ljubljana (Eslovênia), de 19 a 23 de setembro, com dois dias iniciais de workshops e três de palestras e apresentações orais, contando com cerca de 130 conferencistas internacionais. O tema dos workshops, oferecidos pela AutoDesk, foram as ferramentas para concepção e análise nas etapas iniciais do processo de projeto, e incluíram os programas Infrastructure Modeler e Project Vasari, o primeiro para desenho urbano e o segundo para o projeto do edifício. O Vasari, por exemplo, é um BIM simplificado e integrado às ferramentas de análise energética e de túnel de vento do Ecotect, permitindo que se obtenha rapidamente quantificações e respostas sobre o desempenho do edifício na fase de concepção volumétrica, sem a necessidade de especificação detalhada de materiais, aberturas, etc., como na maioria dos programas BIM.

O congresso teve como palestrantes principais os professores Ziga Turk, da Eslovênia, Anna Chronaki, da Grécia, e José Duarte, de Portugal. O engenheiro civil Ziga Turk foi Ministro do Crescimento da Eslovênia, além de secretário geral do Reflection Group on the Future of Europe, entre outros importantes cargos em seu país e na comunidade européia. Turk falou sobre o impacto da crescente automação da indústria e suas conseqüências para o ensino, pois com o fim das funções repetitivas a criatividade será uma qualidade cada vez mais importante no mercado de trabalho e, segundo ele, os métodos educativos atuais tendem a reduzí-la, ao invés de ampliá-la.  Anna Chronaki é matemática e pesquisadora na área de estudos culturais, atuando atualmente na Universidade de Thessaly, em Volos. Sua palestra, de cunho filosófico/feminista, enfocou por um lado a relação entre tecnologia e filosofia, e por outro as dificuldades ainda enfrentadas para envolver mulheres na área tecnológica. José Pinto Duarte é professor da Universidade Técnica de Lisboa, especializado na área de personalização em massa, e foi também palestrante do Sigradi realizado em São Paulo em 2009. Duarte apresentou um leque de aplicações das teorias e tecnologias computacionais aplicadas à arquitetura, ilustradas pelo trabalho desenvolvido por seus alunos de pós-graduação. Alguns dos trabalhos citados por ele em sua conferência possuem participação de pesquisadores brasileiros, em especial da Unicamp.

No que se refere às comunicações orais, este ano foram apresentados 109 trabalhos (dos quais quatro possuíam autores brasileiros), distribuídos em quatro grandes áreas:

1. Desenvolvimento de ferramentas CAAD de projeto (32 trabalhos), com seções intituladas Design tool development, Digital aids to creativity e City modeling.

2. Métodos de projeto com uso de CAAD (30 trabalhos), com seções intituladas Generative and parametric design, Precedence and prototypes, New design concepts and strategies e Shape studies.

3. CAAD na educação e prática de arquitetura (25 trabalhos), com seções intituladas Collaborative design, User participation, Research, education and practice e CAAD curriculum.

4. Aplicações de CAAD (23 trabalhos), com seções intituladas BIM, Simulation, visualization, prediction and evaluation e Virtual architecture.

É possível notar que há uma boa distribuição dos trabalhos entre as quatro grandes áreas de CAAD, incluindo a área de métodos de projeto, que ainda é tímida, por exemplo, no SIGraDi (congresso de CAAD da América Latina), onde ainda há muita ênfase na visualização. Aliás, no que se refere à visualização, os trabalhos apresentados no eCAADe demonstram uma aplicação mais ativa dessa tecnologia, envolvendo, por exemplo, a geração computacional de conjecturas de interpretação de dados arqueológicos. Na área de métodos de projeto e de ferramentas de projeto, muitos trabalhos apresentados no eCAADe utilizavam estratégias evolucionárias, como os algoritmos genéticos, o que vem sendo facilitado pela disponibilidade de computadores com maior velocidade de processamento e a possibilidade de uso de processamento distribuído. Na área de fabricação digital o que se nota é que as escolas não estão mais simplesmente exibindo suas máquinas novas ou mostrando como usá-las, mas descrevendo processos de projeto que envolvem métodos de criação, avaliação e fabricação digitais de maneira integrada.

Finalmente, é possível notar que a maioria dos trabalhos do eCAADe possui uma excelente fundamentação teórica, que vai além dos autores da área de tecnologia, buscando amparo nas teorias urbanísticas, na sustentabilidade, na filosofia da ciência, na história e na crítica arquitetônica. Por exemplo, há um trabalho que começa discutindo, de maneira teórica, as razões para a ortogonalidade na arquitetura, como fundamentação para o desenvolvimento de uma ferramenta de CAD que permite desenhar formas “quase ortogonais” dentro de contornos irregulares. Em resumo, apesar de se tratar de um congresso da área de CAAD, o eCAADe interessa a todos os arquitetos e pesquisadores de arquitetura, pois mostra aplicações da tecnologia em todas as dimensões da área.

Os artigos publicados no eCAADe, bem como de todas as demais conferências internacionais de CAAD, podem ser acessados pelo site Cumincad (http://cumincad.scix.net/). O site exige pagamento de assinatura, mas possui uma modalidade de adesão para bibliotecas de universidades que dá acesso coletivo aos alunos e professores da instituição.

sobre o autor

Gabriela Celani, professora do curso de arquitetura e urbanismo da Unicamp.

 

comments

049.05
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

049

049.01

Claudio Caveri en su tierra (1928-2011)

Jorge Ramos de Dios

049.02

And another thing

Steve Jobs y la tecnología agradable al tacto

David Hernández

049.03

A viela da Barra Funda

Iracema Miguel and Vera Maria Leme Alvarenga

049.04

O labor de Penélope

Douglas de Freitas

049.06

Enchentes

Ajardinem suas calçadas!

Álvaro Rodrigues dos Santos

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided