Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Enxertos é uma instalação artística, de autoria conjunta de Carlos Teixeira (arquitetura), Fernando Maculan (designer) e Leonardo Costa Braga (artista fotógrafo), integrante da exposição coletiva Simbio.

how to quote

TEIXEIRA, Carlos M; MACULAN, Fernando ; BRAGA, Leonardo Costa. Enxertos. Drops, São Paulo, ano 12, n. 056.01, Vitruvius, maio 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/12.056/3984>.



1

Entre a concepção de um espaço e sua realização, existe uma distância que a um só tempo deforma e atualiza as intenções originais do arquiteto. Ao longo da vida de um espaço ou cidade, essa distância tende a aumentar, trazendo novos fatores para a equação originalmente resolvida no ato projetual. Atento a essa dinâmica e disposto a fazer dela uma potencialidade criativa e política, Enxertos é uma reflexão acerca de parâmetros estranhos à enorme fração dos projetos de arquitetura: a passagem do tempo e a velocidade de transformação da paisagem urbana, o caráter eventual da ocupação dos espaços durante eventos e a potencialidade dos vazios urbanos e lugares sem nome distribuídos pela cidade.

Em 2008, um conjunto de peças de mobiliário e paisagismo no jardim da casa do arquiteto Carlos Teixeira foi fixado com grandes parafusos nos troncos das árvores. Desde então, alguns detalhes desse conjunto demonstram como as árvores foram capazes não apenas de conviver com as inserções artificiais como também de incorporá-las ao seu crescimento, como próteses definitivas. Estas próteses foram então trazidas para esta exposição como redomas dissociadas dos processos originais, onde uma destruição é seguida por uma reconstrução espontânea; onde uma agressão logo depois se volta contra o agressor e, lentamente, mostra-se ainda mais agressiva que o primeiro ato agressivo (1).

2

“Enxertos” na verdade é resultado de um trabalho realmente colaborativo (2) e não aconteceria não fossem as contribuições fundamentais de Fernando Maculan (expografia) e Leonardo Costa Braga (fotógrafo). Ambos partiram das tais redomas para então manipulá-las e transformá-las; tudo resultando numa sobreposição entre o ensaio fotográfico de Leonardo Costa Braga e as redomas de Carlos Teixeira articuladas espacialmente na expografia de Fernando Maculan.

notas

NE
Simbio. Exposição coletiva com Binho Barreto (design), Carlos Teixeira (arquitetura), Clarissa Campolina (audiovisual), Felipe Turcheti (multimídia e programação), Julia Panadés (poesia) e Raquel Schembri (ilustração). Palácio das Artes – Espaço Mari’Stella Tristão, de 25 de abril a 13 de maio de 2012.

1
Cf. Paulo Miyada.

2
No primeiro momento, seis artistas de diferentes áreas foram convidados a participarem da mostra e posteriormente cada um deles selecionou dois ou três colaboradores de um campo do conhecimento diferente daqueles em que atuam para desenvolverem instalações. No caso deste trabalho, resultou na parceria entre Carlos Teixeira (arquitetura), Fernando Maculan (designer) e Leonardo Costa Braga (artista fotógrafo)

sobre os autores

Carlos M. Teixeira é mestre em urbanismo (distinction) pela Architectural Association de Londres e dirige o escritório Vazio S/A desde 1995.

Fernando Maculan é arquiteto (UFMG), premiado no Brasil, Europa e Ásia com projetos de arquitetura, design de joias e de sinalização.

Leonardo Costa Braga é fotógrafo, ganhador do Prêmio Pierre Verger em 2009 e finalista do prêmio da Fundação Conrado Wessel.

Enxertos, instalação artística de Carlos Teixeira, Fernando Maculan e Leonardo Costa Braga
Foto divulgação

 

comments

056.01 exposição
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

056

056.02

Vinte anos com Lina

Ousadia marcava o trabalho da arquiteta

Marcelo Ferraz

056.03

Presenças ausências

Fotografias

Marcus Vinicius Damon

056.04

Escadas, de Carmela Gross

Alcimar Frazão

056.05

Fluidez e impermanência

Ana Calzavara

056.06

Impressões aquosas de objetos obsoletos

Tatiana Bond

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided