Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Texto de apresentação, escrito pela própria artista plástica Ana Calzavara, para a exposição de suas gravuras, inspiradas pela fluidez e a impermanência da água em suas formas e reflexos

how to quote

CALZAVARA, Ana. Fluidez e impermanência. Drops, São Paulo, ano 12, n. 056.05, Vitruvius, maio 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/12.056/4349>.



A fluidez e a impermanência da água em suas formas e reflexos, suas imagens e sua materialidade, significam o meio e o percurso deste trabalho. Seu movimento contínuo – contornos, rugas, ondulações – constitui, para mim, uma metáfora do tempo. Ao gravar, singrando a goiva na madeira, pensava também nas proas dos barcos em forma de v, abrindo caminho nas águas. Veios da madeira, veios d’água. Superfícies que se comunicam.

A chuva no mar. Perdemos a nitidez das coisas. A linha do horizonte esvai-se, fundindo mar e céu. Distâncias.

E mesmo quando a água não se faz presente nas imagens de modo concreto, ela norteia os possíveis significados que delas possam emergir – múltiplas e diferentes perspectivas, aquilo que nos escapa.

Talvez, tudo tentativa vã; posto que contraditória – afinal, nascida do desejo de apreender seu caráter transitório.

nota

NE
Texto de apresentação de exposição de gravuras da autora. Galeria Gravura Brasileira, São Paulo, de 6 de junho a 13 de julho de 2012

sobre a autora

Ana Calzavara é graduada em artes plásticas pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pós-graduada pela Byam Shaw School of Art, Londres e mestre em Poéticas Visuais pela ECA/USP. Foi assistente de gravura dos professores Marco Buti e Lygia Eluf (Unicamp). Desenvolve seu trabalho em fotografia, gravura e pintura, expondo no Brasil e no exterior. Doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com o projeto ‘Entremeios’.

 

comments

056.05
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

056

056.01 exposição

Enxertos

Carlos M Teixeira, Fernando Maculan and Leonardo Costa Braga

056.02

Vinte anos com Lina

Ousadia marcava o trabalho da arquiteta

Marcelo Ferraz

056.03

Presenças ausências

Fotografias

Marcus Vinicius Damon

056.04

Escadas, de Carmela Gross

Alcimar Frazão

056.06

Impressões aquosas de objetos obsoletos

Tatiana Bond

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided