Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
O autor descreve suas impressões ao visitar a exposição de José Tannuri na Galeria de Arte Maria de Lourdes Mendes de Almeida

how to quote

DUARTE, Paulo Sergio. Tannuri. Tensão no frágil, pressão no sólido. Drops, São Paulo, ano 13, n. 060.04, Vitruvius, set. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/13.060/4491>.



desenho de José Tannuri


O papel se estende em ziguezague em delicada tensão. Materializa-se tanto como desenho, escultura e relevo. São os três ao mesmo tempo. Foram muitas as variações desse exercício de submeter o material a seus limites no jogo com sua fragilidade. Se cometer algum pecado é o de – mesmo lidando com materiais banais, tiras de papel, elástico, roldanas ou carretéis – manter sempre uma elegância discreta. Em nenhum momento brutaliza o processo de sua construção. Outro elemento evidente desses trabalhos é o ritmo marcado com que se estendem como se estivessem escrevendo uma partitura de música minimalista. Essa é uma característica das obras sobre a parede.

No outro extremo dessas obras se encontram as acumulações de jornais rigorosamente empacotados de modo a configurar um sólido paralelepípedo. Por favor, não vale politizar apressadamente de modo vulgar o trabalho apreciando, neste caso, críticas à sociedade do desperdício e seu lixo. Os primeiros e elegantes trabalhos se elaboram sob a tensão no limite da resistência da folha de papel; agora no grande paralelepípedo de jornais é a pressão que transforma o papel acumulado num sólido resistente. A estatura bruta da arte agora aparece. De um lado leveza, agora todo o peso. Antes a investigação da fragilidade, agora a afirmação da solidez. Tannuri mantém essa polarização para desenvolver suas rapsódias sobre o papel e suas qualidades.

Vejam que nos trabalhos em que a obra não é submetida a nenhuma força externa, a não ser aquela da gravidade, sua apreensão mantém-se sobre as qualidades do material. E aqui convém lembrar que o artista contemporâneo não lida com a “matéria” tal como os pintores informais do segundo pós-guerra e sua atenção sobre a presença de camadas brutas de tinta sobre a superfície. Desde a Arte Povera ficou evidente que toda uma arte contemporânea está interessada na semântica imanente aos materiais, às suas qualidades intrínsecas como portadoras de significado. Este é o papel do papel no trabalho de Tannuri.

Essa obra já se configura por mais de uma década e aqui na Galeria Maria de Lourdes Mendes de Almeida da Universidade Candido Mendes, em Ipanema, exibe-se num conjunto que permite a avaliação de elementos significativos dos extremos explorados pelo artista.

nota

NE
Texto crítico sobre a exposição de José Tannuri, Galeria de Arte Maria de Lourdes Mendes de Almeida, Rio de Janeiro, de 16 de agosto a 21 de setembro de 2012.

sobre o autor

Paulo Sergio Duarte é crítico de arte.

 

comments

060.04 exposição
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

060

060.01 exposição

Arqueologia do futuro

A fotografia de Andrei Loginov

Guilherme Bueno

060.02 cultura

Por uma política municipal de cultura

Antônio Luiz M. de Andrade (Almandrade)

060.03 ecologia

Arquitetura sustentável

Os diferentes conceitos no cenário brasileiro e internacional

Alexandra Albuquerque Maciel

060.05 arquiteto

El artículo

El arquitecto rosarino Jorge Scrimaglio

Luis Corrales

060.06 literatura

A saga ambígua da cidade sagaz

Versos quebrados de um cego que quer ver a luz no fim da rua

Jayme Wesley de Lima

060.07 norma

Conforto acústico

Norma de desempenho para unidades habitacionais

Davi Akkerman

060.08 bienal de veneza

El cabaret de los hipócritas

Fredy Massad

060.09 bienal de veneza

Arquitetura desde a razão e a emoção

Fernando Menis

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided