Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Maturidade na abordagem sobre as tecnologias emergentes e respeito pelas tradições, na 4ª Bienal Brasileira de Design em Belo Horizonte, apreensível na exposição “da mão à máquina” no Palácio das Artes

how to quote

GUTIERREZ, Rodrigo Luiz Minot; LOUISE, Karyne. Maturidade novinha em folha. Exposição “Da mão à máquina” na Bienal Brasileira de Design. Drops, São Paulo, ano 13, n. 062.04, Vitruvius, nov. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/13.062/4559>.


A exposição “Da mão à máquina” na 4ª Bienal Brasileira de Design que acontece no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, é uma demonstração da maturidade possível diante das tecnologias emergentes, em contraposição à corrida atabalhoada que ocorre diante dos nossos olhos.

Os avanços tecnológicos conseguem, sem dúvida, gerar frisson e fortalecer a sensação que tudo ainda está por ser inventado, e que são fundados novos modos de vida e novos seres-humanos a cada lançamento. É como se a cada novo aparelho, um novo mundo fosse possível, inventado naquele instante. Desconhecido e estranhamente “intuitivo”. O que causa perplexidade é a ingenuidade que envolve muitos discursos acerca das tecnologias emergentes.

Vale ressaltar que a expressão “tecnologias emergentes”, também é muito pertinente, pois amanhã serão outras, e adivinhe se estaremos experimentando seus limites?! É esse o “X” da questão: as tecnologias evoluem a ritmo acelerado, então qual é a novidade?

No caso da exposição “Da mão à máquina”, a história e o futuro caminham lado a lado. A memória e a mudança são companheiras, e não há ingenuidade no trato das possibilidades que as tecnologias emergentes apresentam, e nem por isso a exposição deixa de ser instigante e sedutora.

É possível arriscar dizer que é exatamente nesse respeito e maturidade que a exposição ganha os visitantes. Ela ajuda a fomentar uma cultura de curiosidade pelas tecnologias, mas respaldada em valores e saberes tradicionais.

Sem ser ingenuamente romântico (não esquecer as atrocidades contra o meio ambiente e comunidades locais que ocorrem no estado, devido à mineração), é possível afirmar que Minas Gerais tem muito a ensinar sobre respeito à memória e produção de valores culturais contemporâneos.

E só para concluir: a exposição pode ser registrada pelos visitantes que levarem seus “apetrechos” tecnológicos.

nota

1
Exposição “Da mão à máquina”, 4ª Bienal Brasileira de Design. Curadoria de Maria Helena Estrada. Palácio das Artes (Fundação Clóvis Salgado), de 20 de setembro a 31 de outubro de 2012.

sobre os autores

Rodrigo Luiz Minot Gutierrez é arquiteto, formado do Centro Universitário Moura Lacerda em Ribeirão Preto-SP, estudante da especialização em cultura e arte barroca pelo Instituto de Filosofia e Artes (IFAC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), professor da Universidade de Uberaba (Uniube) e do Senac-SP.

Karyne Louise é estudante de arquitetura na Universidade de Uberaba (Uniube).

Trabalho de aluno da PUC-Rio, com supervisão do professor Jorge Lopes, com uso de tecnologias emergentes
Foto Karyne Louise

 

comments

062.04 exposição
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

062

062.01 projeto

Biblioteca Infantil de Oaxaca

Arquitecto Juan José Santibáñez García

Humberto González Ortiz

062.02 prêmio

Prêmio João Batista Vilanova Artigas

Arquiteta Elisabete França recebe a distinção na premiação IAB/SP 2012

Instituto de Arquitetos do Brasil IAB/SP

062.03 pesquisa e inovação

Nutau USP

O concurso de arquitetura e urbanismo voltado à pesquisa e inovação

Bruno Roberto Padovano and Roberto Righi

062.05 exposição

Lapa

Ensaio fotográfico de Daniel Ducci

Tatiana Pontes

062.06 enchente

Os novos prefeitos e as enchentes

Álvaro Rodrigues dos Santos

062.07 construção civil

ISS das empreiteiras

Exclusão do material de construção da base de cálculo

David Nigri

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided