Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Autor explica que é possível reduzir o impacto das enchentes nas grandes cidades e faz sugestão aos futuros prefeitos

how to quote

SANTOS, Álvaro Rodrigues dos. Os novos prefeitos e as enchentes. Drops, São Paulo, ano 13, n. 062.06, Vitruvius, nov. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/13.062/4561>.


Avenida Paulista durante a chuva
Foto Abilio Guerra


Qualquer intenção mais consistente em obter sucesso no enfrentamento das enchentes urbanas exigirá de nossos novos prefeitos a compreensão e adoção de três premissas básicas: sim, é possível reduzir substancialmente o impacto das enchentes nas grandes cidades brasileiras; os programas para tanto até agora elaborados e executados fracassaram fragorosamente em seus objetivos; as chuvas não são as culpadas.

Concisamente, as enchentes urbanas são explicadas pelo incrível aumento do volume de águas de chuva que aflui, em tempos sucessivamente menores, para um sistema de drenagem (córregos, rios, bueiros, galerias, canais...) progressivamente incapaz de lhe dar a devida vazão.

Esse aumento do volume de água e a redução do tempo em que chega às drenagens são promovidos essencialmente pela impermeabilização do solo urbano, pela cultura de canalização e retificação de drenagens naturais e pela tendência de crescimento por espraiamento geográfico apresentada por grande parte de nossas cidades.

Como um enorme agravante a esse quadro, considere-se ainda o fantástico grau de assoreamento dessas drenagens por sedimentos provenientes dos intensos processos erosivos que ocorrem particularmente nas faixas periféricas de expansão da cidade, e, suplementarmente, por entulho de construção civil e por lixo urbano. Esse assoreamento acaba por reduzir ainda mais a já comprometida capacidade de vazão de toda a rede drenagem, implicando em enchentes progressivamente mais frequentes e abrangentes.

Ou se ataca essa questão em suas reais causas, através de um conjunto de medidas, ditas não-estruturais, que recuperem ao máximo a capacidade das cidades em reter as águas de chuva, seja por infiltração, seja por acumulação (pequenos reservatórios domésticos e empresariais, calçadas, valetas e pátios drenantes, bosques florestados e arborização intensa, etc.), revertam a tendência ao espraiamento geográfico e combatam a erosão em sua origem, ou nunca nos livraremos do flagelo das enchentes. As bilionárias obras de alargamento e aprofundamento das calhas de nossos rios principais, medidas ditas estruturais, são necessárias, mas a realidade mostra que são insuficientes e já se aproximam de seu limite de benefícios, além do que seus efeitos ficam condicionados a um ininterrupto, dispendioso e conturbador trabalho de desassoreamento de todo o sistema de drenagem.

Uma última e providencial sugestão aos futuros prefeitos: pactuar uma indispensável divisão de responsabilidades com os governos estaduais, pela qual caberia aos municípios a concepção e implementação das medidas não-estruturais e ao estado a execução das medidas estruturais.

sobre o autor

Álvaro Rodrigues dos Santos, geólogo, ex-Diretor de Planejamento e Gestão do IPT e Ex-Diretor da Divisão de Geologia, autor dos livros Geologia de engenharia: conceitos, método e prática, A grande barreira da Serra do Mar, Cubatão e Diálogos geológicos, consultor em Geologia de Engenharia, Geotecnia e Meio Ambiente.

 

comments

062.06 enchente
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

062

062.01 projeto

Biblioteca Infantil de Oaxaca

Arquitecto Juan José Santibáñez García

Humberto González Ortiz

062.02 prêmio

Prêmio João Batista Vilanova Artigas

Arquiteta Elisabete França recebe a distinção na premiação IAB/SP 2012

Instituto de Arquitetos do Brasil IAB/SP

062.03 pesquisa e inovação

Nutau USP

O concurso de arquitetura e urbanismo voltado à pesquisa e inovação

Bruno Roberto Padovano and Roberto Righi

062.04 exposição

Maturidade novinha em folha

Exposição “Da mão à máquina” na Bienal Brasileira de Design

Rodrigo Luiz Minot Gutierrez and Karyne Louise

062.05 exposição

Lapa

Ensaio fotográfico de Daniel Ducci

Tatiana Pontes

062.07 construção civil

ISS das empreiteiras

Exclusão do material de construção da base de cálculo

David Nigri

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided