O II Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ) – II ENANPARQ – ocorreu em Natal-RN, entre os dias 18 e 21 de setembro de 2012. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Rio Grande do Norte (PPGAU-UFRN), tendo como coorganizadores o Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (PPGAU-UFPB) e o Programa de Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco (MDU-UFPE).
Alinhado à proposta institucional da ANPARQ, o evento abordou diferentes relações entre arquitetura, urbanismo e a sociedade contemporânea: a situação da pesquisa e do ensino de pós-graduação brasileiros; a divulgação de pesquisas recentes em arquitetura e urbanismo; a produção arquitetônica e urbanística contemporânea e suas principais tendências.
Durante os seus quatro dias participaram professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e áreas afins. Uma equipe organizada pelo Vitruvius realizou entrevistas em vídeos com os participantes. Os resultados destas entrevistas foram editados em três vídeos distintos. O primeiro responde a seguinte pergunta: “De que forma você acha que a Copa do Mundo e as Olimpíadas vão impactar na produção da arquitetura e urbanismo do país?”. No final deste vídeo foi incluída a moção de repúdio aprovada na plenária final do II ENANPARQ referente às obras urbanas que estão sendo executadas na cidade do Rio de Janeiro para receber a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
O segundo e o terceiro vídeo tratam das seguintes questões: “Até que ponto você acha que o arquiteto e urbanista tem influenciado nas transformações urbanas recentes nas cidades brasileiras?” e “Qual a importância da interdisciplinaridade nos estudos atuais acerca da arquitetura e urbanismo?”.
Os vídeos contam com a participação de professores e pesquisadores de diversas Universidades do Brasil, dentre eles: Elizabetta Romano(UFPB), Cristovão Duarte (UFRJ), Milton Esteves (UFES), Silvio Macedo (USP), Frederico de Holanda (UNB), Júlio Limaá (UFPA) e Edja Trigueiro (UFRN).
Foi dado aos entrevistados a possibilidade de escolherem uma entre as três perguntas. O resultado está editado em três vídeos distintos, organizados a partir de cada uma das indagações.