Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Uma equipe organizada pelo Vitruvius realizou entrevistas em vídeos com os participantes do II Enanparq. Os resultados destas entrevistas foram editados em três vídeos distintos

english
A group organized by Vitruvius conducted interviews with participants of II Enanparq. The results of these interviews were edited into three distinct videos

español
Un equipo organizado por Vitruvius realizo entrevistas en vídeos con los participantes del II Enanparq. Los resultados de estas entrevistas fueron editados en ter vídeos distintos

how to quote

SOARES DE MOURA, Alessandra; DE FERRER, Andrei; QUEZADO GARCIA DE ALMEIDA, Laura; DIMENSTEIN, Marcela; COTRIM, Marcio. Bate-bola entre professores e pesquisadores no II Enanparq 2012. Drops, São Paulo, ano 13, n. 065.03, Vitruvius, fev. 2013 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/13.065/4602>.



O II Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ) – II ENANPARQ – ocorreu em Natal-RN, entre os dias 18 e 21 de setembro de 2012. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Rio Grande do Norte (PPGAU-UFRN), tendo como coorganizadores o Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (PPGAU-UFPB) e o Programa de Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco (MDU-UFPE).

Alinhado à proposta institucional da ANPARQ, o evento abordou diferentes relações entre arquitetura, urbanismo e a sociedade contemporânea: a situação da pesquisa e do ensino de pós-graduação brasileiros; a divulgação de pesquisas recentes em arquitetura e urbanismo; a produção arquitetônica e urbanística contemporânea e suas principais tendências.

Durante os seus quatro dias participaram professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e áreas afins. Uma equipe organizada pelo Vitruvius realizou entrevistas em vídeos com os participantes. Os resultados destas entrevistas foram editados em três vídeos distintos. O primeiro responde a seguinte pergunta: “De que forma você acha que a Copa do Mundo e as Olimpíadas vão impactar na produção da arquitetura e urbanismo do país?”. No final deste vídeo foi incluída a moção de repúdio aprovada na plenária final do II ENANPARQ referente às obras urbanas que estão sendo executadas na cidade do Rio de Janeiro para receber a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

O segundo e o terceiro vídeo tratam das seguintes questões: “Até que ponto você acha que o arquiteto e urbanista tem influenciado nas transformações urbanas recentes nas cidades brasileiras?” e “Qual a importância da interdisciplinaridade nos estudos atuais acerca da arquitetura e urbanismo?”.


Os vídeos contam com a participação de professores e pesquisadores de diversas Universidades do Brasil, dentre eles: Elizabetta Romano(UFPB), Cristovão Duarte (UFRJ), Milton Esteves (UFES), Silvio Macedo (USP), Frederico de Holanda (UNB), Júlio Limaá (UFPA) e Edja Trigueiro (UFRN).

Foi dado aos entrevistados a possibilidade de escolherem uma entre as três perguntas. O resultado está editado em três vídeos distintos, organizados a partir de cada uma das indagações.

 

comments

065.03 evento
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

065

065.01 homenagem

Niemeyer em Israel

Vittorio Corinaldi

065.02 homenagem

Um sopro de vida espetacular

Rossana Honorato

065.04 monumento

Reykjavik, o espírito da paisagem

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

065.05 sustentabilidade

A chamada da natureza

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

065.06 crítica

A rocha de cristal

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided