A formação em arquitetura tem se complementado nas últimas décadas com programas de pós-graduação em praticamente todos os países latino-americanos, impulsionando o desenvolvimento e a especialização da profissão. Estes esforços levaram à realização do Primeiro Encontro Latino-Americano de pós-graduações em Arquitetura, na Universidade do Bío-Bío, em Concepción, Chile, de 14 a 18 de janeiro de 2013. Convocaram-se diretores, professores, estudantes de mestrado e doutorado do México, Colômbia, Equador, Chile, Argentina e Brasil, além de palestrantes convidados da Espanha e do Reino Unido, a fim de compartilhar experiências e de promover colaborações.
Conferências magistrais sobre tecnologia para a arquitetura sustentável do prof. John Chilton, da U. Nottingham, desenho integrado de habitações do prof. Ernesto Echeverria, da Universidade de Alcalá de Henares, arquitetura dos centros comerciais do Dr. Aaron Napandensky, da Universidade Bio-Bío, ensino e desenho paramétrico de composições dobráveis do dr. Mauro Chiarella, da Universidade Nacional do Litoral, foram complementadas com apresentações de oito programas de pós-graduação e quatorze exposições temáticas de teses de pós-graduação realizadas ou em desenvolvimento. Assim como duas apresentações finais de teses de Mestrado e três projetos de teses de Doutorado motivaram um intenso debate sobre as distintas direções e processos de avanço na disciplina e, em especial, a melhora da qualidade de vida dos edifícios e cidades da America Latina.
Reuniões separadas de professores e estudantes, em grupos de trabalhos, culminaram em uma assembléia final de discussão sobre inquietudes e ações de colaboração, propondo a formação de redes e a organização regular do encontro, tendo sido sugerida a realização de um próximo evento (2014) em Minas Gerais, Brasil. Conjuntamente às atividades citadas, houve uma feira de revistas e livros de arquitetura, incluindo a apresentação de publicações eletrônicas, um passeio pela área metropolitana de Concepción, obras e espaços urbanos destacados, um jantar e uma visita a zona costeira da reconstrução pós-terremoto e tsunami de 2010 no povoado de Dichato, dirigido pelo coordenador regional Dr. Sergio Baeriswyl da U. De Bio-Bío. Como também uma oficina de desenho a mão livre, dirigido pelo Prof. Flavio Celis D’Amico da U. De Alcalá, com visita a obras como a “Casa Poli” de Pezo Von Ellrichausen (Prêmio Bienal Iberoamericana) e a Hosteria El Morro de Tomé Del Roberto Goycoolea Infante (Prêmio Nacional de Arquitetura). Finalizando com uma viagem a região de Araucania para visitar assentamentos indígenas, comunidades ecológicas, termas geométricas e a zona turística de Pucón.
Durante a atividade, receberam destaque a apresentação de Mónica Sánchez Berna, com seu mestrado em arquitetura residencial, na U. Nacional de Colômbia, com o título “El viandante: videojuego y multimedia resultado de un proyecto de investigación-creación en torno al desplazamiento y emplazamiento en ciudades colombianas”, e de Fabiana Oliveira Araújo, doutoranda pelo Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais. Assim como recebeu menção o dr. Fernando Zalamea, diretor do Mestrado em Construção da U. De Cuenca, Equador, e a dra. Edith González, diretora de Mestrado em Habitação da Universidade Nacional de Colômbia, sede Bogotá.
sobre o autor
Rodrigo García Alvarado, doutor em arquitetura, é diretor de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Bio-Bío em Concepción, Chile.