A quem interessar possa,
Nós, abaixo assinados, gostaríamos de manifestar nosso apoio aos colegas, os arquitetos Francisco Fanucci e Marcelo Carvalho Ferraz, tendo em vista o que vem sendo veiculado nos jornais de grande circulação no sentido de que “integram complexo esquema criminoso com o único fim de fraudarem licitações”.
É importante destacar o espanto que tais afirmações causam nestes subscritores, tendo em vista o esforço, dedicação e empenho que estes arquitetos têm empregado nos seus ofícios para se tornarem tão respeitados e admirados em nossa comunidade. O espanto existe, principalmente, pois a reputação ilibada desses profissionais, construída paulatinamente ao longo de quatro décadas, não justificaria o emprego de fraudes para demonstrarem o valor inestimável de seus trabalhos arquitetônicos, cuja qualidade é notória.
Em primeiro lugar, Fanucci e Ferraz têm uma trajetória notável como arquitetos e docentes. Formados na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, uma das mais conceituadas no Brasil, parceiros de Lina Bo Bardi (em especial Marcelo Ferraz, que compartilhou experiências ao longo de duas décadas com a autora do Masp e do Sesc Pompeia), sócios do respeitado escritório Brasil Arquitetura, atuante desde 1979, autores de edificações que são marcos em diversas cidades brasileiras, caso do Museu Rodin Bahia em Salvador, Conjunto KKKK (atual Sesc) em Registro SP, Praça das Artes em São Paulo, Teatro Polytheama em Jundiaí SP, Museu do Pão em Ilópolis RS, sede do Instituto Socioambiental – ISA em São Gabriel da Cachoeira AM, Teatro Engenho Central em Piracicaba SP, Restauro e reforma do Museu Oscar Niemeyer em Curitiba PR, Restauro e reforma do Museu Afro em São Paulo SP, Terminal Rodoferroviário de Santo André SP. São também responsáveis pela requalificação do Bairro Amarelo em Berlim, Alemanha, e atuantes professores de arquitetura na respeitada Escola da Cidade.
Em segundo lugar, as obras arquitetônicas projetadas por Fanucci e Ferraz contam com amplo reconhecimento institucional, acadêmico e cultural dentro do campo da arquitetura e do urbanismo. Suas obras foram premiadas no Brasil e no exterior por instituições relevantes e em eventos de extrema importância, tais como Bienal de São Paulo, Instituto de Arquitetos do Brasil, Bienal Iberoamericana, Bienal de Quito, Associação Paulista de Críticos de Arte, Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura, Icon Awards – Inglaterra, dentre outros. Suas edificações têm sido expostas e debatidas com enorme interesse, constância e profundidade em seminários, encontros, exposições e bienais ao longo das últimas décadas, no Brasil e no exterior, além de ter merecido um expressivo número de publicações (livros, revistas, artigos) e pesquisas acadêmicas. Os inúmeros e qualificados projetos arquitetônicos e urbanísticos na área cultural, em especial nos projetos de intervenção em preexistências, lhes conferiram a condição de experts e referenciais maiores no contexto brasileiro. Por fim, mas não de menor importância, os projetos da dupla são escrutinados, por professores e alunos todos os dias, nas centenas de escolas brasileiras e do exterior de arquitetura e urbanismo.
Em síntese, os arquitetos Francisco Fanucci e Marcelo Carvalho Ferraz são conhecidos e reconhecidos como profissionais extremamente qualificados, com projetos notáveis na área da cultura com uma obra de enorme relevância social. Francisco Fanucci e Marcelo Carvalho Ferraz dignificam a profissão Arquiteto.
Assinado, arquitetos, artistas, intelectuais, profissionais, professores, estudantes universitários etc.
sobre os autores
O abaixo-assinado foi redigido e disponibilizado na internet por amigos, colegas e admiradores da obra dos arquitetos Francisco Fanucci e Marcelo Carvalho Ferraz, do escritório Brasil Arquitetura.
Como assinar o abaixo-assinado
Para assinar o abaixo-assinado, acessar o link www.euconcordo.com/peticao/1454/carta_de_apoio.
OBS: aos que assinarem, favor colocar profissão / instituição no campo comentários.