Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Erminia Maricato divulga carta de agradecimento pela indicação feita pelo IAB/DN, IAB/SP e COSU pela indicação ao prêmio máximo – Colar de Ouro – da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos – FPAA do ano 2020.

how to quote

MARICATO, Erminia. Agradecimento aos colegas do Instituto de Arquitetos do Brasil. Drops, São Paulo, ano 21, n. 157.02, Vitruvius, out. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/21.157/7901>.


Erminia Maricato
Foto divulgação [Facebook pessoal]


Em nome dos arquitetos e urbanistas Nivaldo Vieira de Andrade Junior, presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/DN até esta data, e Fernando Tulio Salva Rocha Franco, presidente do IAB/SP até esta data, eu quero agradecer publicamente a todos e todas colegas que compõem o Conselho Superior do IAB – COSU pela minha indicação ao prêmio máximo – Colar de Ouro – da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos – FPAA deste ano de 2020. É um lugar comum, mas, de fato, as palavras parecem não bastar para comunicar minha emoção. Não é um fato banal essa escolha por unanimidade (por que eu, que sou tão crítica?). Claro que seria muito importante trazer o prêmio para o Brasil e por meio de uma mulher, o que é raro, mas independente do resultado final no contexto do conselho latino americano, eu já me sinto agraciada. Preciso escrever algumas palavras, pois penso que essa indicação não se refere apenas à minha pessoa.

Sempre trabalhei em equipe. Além de uns raros livros ou artigos que assinei sozinha, nunca me dei bem com a obra autoral, individual. Não digo isso para diminuir a importância da obra de autor, marcada por talentos e gênios que constroem sínteses que vão muito além do momento que vivemos, mas porque esse prêmio deve ser dividido com muitos coletivos que integrei. Como é impossível nominar cada uma das pessoas que participaram dessa obra coletiva eu quero destacar algumas que foram pioneiras em buscar um novo paradigma para a arquitetura e para o urbanismo no Brasil, orientação que deu rumo à minha vida adulta. A arquitetura e urbanismo modernos tiveram premiados intérpretes no país. Mas a sociedade brasileira, uma das mais desiguais do mundo, nunca viveu plenamente os valores da modernidade como sabemos. Trata-se de pôr as ideias no lugar, na cidade real, onde a modernidade e o atraso se retroalimentam. Trata-se de dar visibilidade à cidade sem Estado, ignorada em suas dimensões, contrariando o urbanismo de inspiração externa ou das “ideias fora do lugar” como lembra nosso mestre Roberto Schwarz sobre a produção ideológica no Brasil.

É com reverência, admiração e gratidão que nomeio a arquiteta Mayumi Watanabe Souza Lima e os arquitetos, meus professores na FAU USP, nos anos de chumbo, Sergio Ferro, Flavio Império e Rodrigo Lefévre. Todos eles e ela foram brilhantes faróis a descerrar a teia de nuvens que encobria nossas mentes jovens e, de forma generosa, apontar novos e inusitados caminhos. Tratou-se de uma entrega apaixonada a um novo projeto de sociedade e de relações na produção do ambiente construído. Todos pagaram alto preço pelo sonho mas conquistaram nossa eterna admiração e fincaram raízes como mostra agora nosso histórico Instituto de Arquitetos do Brasil que, em 1963, elaborou a proposta de Reforma Urbana em encontro nacional memorável. Em quase todo o país outras arquitetas e arquitetos sonharam esse mesmo sonho nesse passado recente. Vou nomear apenas dois deles, que já nos deixaram: Zezéu Ribeiro e Clóvis Ilgenfritz. A lei de -Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – ATHIS (LF 11.888 de 2008), resultado da luta de uma geração que quer mudar a função social do arquiteto no país da forte desigualdade social, racial, urbana e ambiental, nasceu pelas mãos desses dois colegas.

Finalmente, quero agradecer a generosidade e o desprendimento de colegas que trabalharam na elaboração do relatório que acompanha minha candidatura junto à FPAA: Rossela Rosseto, Nadia Somekh, Hannah Arcuschin, Guido Otero, Carina Serra, Margareth Uemura, Pedro Rossi e Paolo Colosso. A todos e todas meu muito obrigada.

Apesar da pandemia, apesar dos ataques à democracia, apesar da agressão à nossa soberania, vamos em frente, tirar do papel e implementar a Lei 11.888 de 2008. Vamos mudar a qualidade do ambiente construído no Brasil e mostrar o quanto a arquitetura e o urbanismo são necessários à vida social!

nota

NE – carta de agradecimento pela indicação feita pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/DN e IAB/SP – e o Conselho Superior do IAB – COSU pela indicação da arquiteta Erminia Maricato ao prêmio máximo – Colar de Ouro – da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos – FPAA do ano 2020. A escolha final acontecerá ainda neste ano.

sobre a autora

Erminia Maricato (Santa Ernestina SP, 1947), arquiteta, mestre e doutora (FAU USP, 1971, 1977 e 1984). Professora titular aposentada e professora colaboradora da Pós-graduação da FAU USP, é docente da instituição desde 1974, onde coordenou a Pós-graduação (1998-2002) e fundou o Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (1997).

 

comments

157.02 colar de ouro
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

157

157.01 manifesto

Arquitetas, arquitetos e demais profissionais do urbanismo apoiam a chapa Boulos/Erundina para a Prefeitura de São Paulo

Manifesto da Arquitetura e Urbanismo

Grupo de apoio à candidatura Boulos/Erundina

157.03 design

Borgen

O simbolismo político do design dinamarquês

Ethel Leon

157.04 educação

Maçãs, pedras e a mão do gato

Carlos A. Ferreira Martins

157.05 eleição cau

Mulheres ganham protagonismo em próxima gestão do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo

Chapa CAU+Plural

157.06 política

Quem não protesta contra o genocídio?

O silêncio profundo dos ridículos

Carlos A. Ferreira Martins

157.07 homenagem

Italo Campofiorito no patrimônio cultural

Lia Motta

157.08 cultura arquitetônica

O fogo e a casa

Daniela Batista Lima

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided