Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
O professor Martin Jayo comenta um divertido assalto ao banco da cidade de Chivilcoy, a oeste da província de Buenos Aires, Argentina, fato ocorrido no verão de 1984-1985.

how to quote

JAYO, Martin. Assalto ao Banco Francés. História do velho oeste (bonaerense). Drops, São Paulo, ano 22, n. 172.05, Vitruvius, jan. 2022 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/22.172/8405>.



Eu já contei esta história em outra oportunidade, mas hoje quero contar de novo.

Uma das maiores realizações do meu currículo é um roubo a banco, em plena luz do dia e em pleno centro da cidade. A cidade em questão é Chivilcoy, no oeste da província de Buenos Aires, onde eu passava parte dos verões, e o roubo aconteceu, se não me falha a memória, no verão de 1984 para 1985.

Além de mim, também participaram do assalto o meu irmão Javier Jayo e dois primos, Paulina e Lautaro, filhos da minha tia Evangelina. O plano foi muito bem arquitetado por mim e pela Paulina, que éramos os dois mais velhos. Javier e Lautaro, os dois caçulas, participaram da execução e foram impecáveis.

Escolhemos um sábado à tarde, e não foi por acaso: bancos fecham nesse dia, mas salões de beleza estão abertos e lotados. Minha tia cabeleireira, Maricha Jayo, ocupada com as freguesas e o movimento, não teria como prestar muita atenção em nós àquela hora. E de fato, não notou os quatro sobrinhos subindo discretamente até o telhado do salão.

De cima do salão da minha tia, conseguimos passar para outro telhado, o do vizinho Hotel Iglesias. E do telhado do hotel era possível pular para outro, de um prédio de esquina onde funcionava (até hoje funciona) uma agência do Banco Francés del Río de la Plata. E para lá fomos, munidos de sacolas.

Ali nos fundos do banco, havia (não sei se ainda há) um enorme pé de figo, que estava carregado. A volta foi muito mais difícil que a ida, pois tivemos que passar de um telhado para outro carregando várias sacolas cheias.

Minhas duas tias, como era muito previsível, ficaram escandalizadas, fulas da vida. Mas aproveitaram o produto do roubo para fazer compota, o que também era previsível. Era tanto figo que a família inteira passou o resto do ano comendo doce.

Reconto hoje esta história do velho oeste (do meu velho oeste, o da província de Buenos Aires) porque nela continuarão vivendo, quando passar a tristeza, dois personagens que acabam de nos deixar. A tia Evangelina morreu na sexta, e hoje de manhã perdemos também o Lautaro, o mais jovem dos quatro ladrões. Mãe e filho nos deixaram com apenas cinco dias de diferença. Farão muita falta – sobretudo Lautaro, que parte tão dolorosamente e tão jovem – mas continuarão intensamente vivos em memórias felizes como essa.

– Un beso, Taro!

sobre o autor

Martin Jayo é professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

 

comments

172.05 crônica
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

172

172.01 política

Os refugiados e o camarão

Carlos A. Ferreira Martins

172.02 design

Duas Et(h)el, Jorge Zalszupin e Julio Katinsky

Sobre a autoria no design

Ethel Leon

172.03 política

Os Impérios e os patos mancos – 2

Carlos A. Ferreira Martins

172.04 patrimônio

Museus: diagnosticar é preciso!

Camilla Gomes Vitorino Alves and Sheila Walbe Ornstein

172.06 homenagem

Além de projetar edifícios icônicos, Ruy Ohtake foi um arquiteto com preocupações sociais e ambientais

Nabil Bonduki

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided