Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Carlos Martins, professor do IAU USP São Carlos, denuncia as tentativas de desestabilização do governo Lula promovida por parte de empresas e manifestantes de direita.

how to quote

MARTINS, Carlos A. Ferreira. O Brasil elegeu Lula, o mundo vai garantir sua posse. Drops, São Paulo, ano 23, n. 185.03, Vitruvius, fev. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/23.185/8757>.


Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva cumprimenta Isolda Araújo de Oliveira, de 83 anos, ao deixar o CCBB
Foto Fabio Rodrigues-Pozzebom [Agência Brasil]


O ridículo festival do locaute das empresas de transportes e das manifestações histéricas pedindo intervenção militar não pode obscurecer o fato de que a gigantesca vitória de Lula significa que o Brasil e o planeta ganharam mais quatro anos para tentar adiar o fim do mundo, nos muitos sentidos que o líder Ailton Krenak dá a essa expressão.

Gigantesca, hercúlea ou epopeica são adjetivos que, por muitas razões, podem ser aplicadas a essa eleição, por mais que isso pareça contraditório com a estreita margem de 2 milhões de votos. Um marciano que chegasse agora teria o direito de considerar a eleição apertada. Mas não alguém que considere as condições não isonômicas e antirrepublicanas do embate, antes, durante e depois da eleição.

No período em que Lula permaneceu na carceragem da Polícia Federal, o acampamento da vigília de solidariedade foi ameaçado física e moralmente, enquanto a corrente central da mídia corporativa martelava a narrativa do maior episódio de corrupção da história nacional.

O singelo “o senhor não deve nada à justiça” pronunciado por Bonner durante o primeiro debate provocou um inusitado direito de resposta, mas não poderia ter o condão de apagar em milhões de mentes formadas cotidianamente pelos meios de massa a pecha de ladrão, de corrupto ou, na perversa versão bolsonarista, de “descondenado”.

Para pouco menos da metade da população, Lula é o único brasileiro que não tem direito à presunção de inocência. Teve sua vida, a de sua família e de seus colaboradores revirada do avesso durante anos sem que nada fosse encontrado, mas aquele cuja família comprou 51 imóveis em dinheiro vivo, o chama de ladrão e tem o respaldo de milhões de pessoas.

A torrente de invenções disseminadas pelas redes sociais superou o patamar de 2018, com a mamadeira de piroca substituída pela ameaça de fechamento de igrejas ou de implantação de banheiros unissex.

Mas enquanto as pesquisas mostravam a enorme resiliência desse personagem que, segundo ele mesmo, é uma ideia mais que uma pessoa, ficou claro que o impulsionamento de fake news não seria suficiente para erradicar a ideia de um Brasil sem fome, com livros no lugar de armas.

E a isso se seguiu a escandalosa derrama de dinheiro em período eleitoral, à revelia da legislação eleitoral e da constituição. Ao orçamento secreto se somaram o Auxílio Brasil, a manipulação escancarada dos preços de combustíveis, as bolsas caminhoneiros e taxistas, num festival incontrolado que só agora começa a ser precificado.

Em termos formais, o orçamento para 2023 enviado pelo governo Bolsonaro prevê um déficit de 65 bilhões de reais. Mas para manter o Bolsa Família em 600 reais por mês, como o próprio Bolsonaro prometeu; retomar aumento real do salário mínimo e recuperar investimentos essenciais como a Farmácia Popular, o rombo do orçamento estará em torno de 400 bilhões de reais.

Esse cálculo não é de petistas. Foi realizado por Henrique Meirelles, sonho de consumo dos que não veem alternativa senão aderir ao Governo Lula, depois de tudo terem tentado fazer para impedi-lo.

E “tudo” inclui ameaças explícitas e gravadas de patrões nos locais de trabalho, compra de votos por prefeitos como a divulgada pelo Globo Repórter ou outros que provavelmente ainda virão à tona. Para não falar da escandalosa violação das determinações legais pela Polícia Rodoviária Federal, dirigida pelo detentor de enorme capivara e incapaz – por conivência – de realizar aquilo que as torcidas organizadas não precisaram de mais do que 15 minutos para fazer.

A tentativa de golpe, de que os bloqueios eram o primeiro passo, foi travada por uma resposta internacional unânime, rápida e coordenada. Biden, não satisfeito em saudar o eleito, mudou o protocolo para se referir à lisura das eleições. A Noruega e a Finlândia anunciaram a retomada dos investimentos na Amazônia. A China substitui a mensagem usual por uma declaração gravada pelo próprio Xi Jinping propondo uma “parceria estratégica permanente”. Mais de 90 países se manifestaram em dois dias e Lula, convidado para a COP 27, para Doha e para o G20, já é tratado como o grande estadista que o mundo inteiro reconhece.

Mas o pesadelo está longe de terminado. O enfático posicionamento internacional demoveu eventuais ímpetos golpistas das Forças Armadas, mas não dissolve as hordas de fanáticos, de grandes empresários a estudantes de colégios de ricos, que não faz sentido continuar chamando de “elite”, que seguem fazendo juras de ódio e morte.

Tomar posse e governar será ainda mais duro do que ser eleito e isso Lula não poderá fazer sozinho apesar da sua proverbial habilidade e capacidade de conciliação. Teremos que aprender com as torcidas organizadas a garantir o direito de ir e vir, de sorrir e respirar, de reconstruir nosso país.

sobre o autor

Carlos Alberto Ferreira Martins é professor titular do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos.

 

comments

185.03 política
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

185

185.01 política

O “mercado” ficou “nervoso” com Lula

Carlos A. Ferreira Martins

185.02 medio ambiente

Las palabras “medio” y “ambiente”

Sobre el lenguaje 1

José Alfonso Ramírez Ponce

185.04 construção

La palabra “tecnología”

Sobre el lenguaje 2

José Alfonso Ramírez Ponce

185.05 política

As eleições, o golpe e as instituições

Carlos A. Ferreira Martins

185.06 patrimônio destruído

Sobre o 8 de janeiro

Entrevista com Sylvia Ficher

Eduardo Pierrotti Rossetti

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided