Cansada de substituir frigideirinhas de teflon destinadas a fritar ovos, entrei em alguns sites e lojas para escolher uma boa peça, que fosse antiaderente.
Comprei uma, bem mais cara que as facilmente encontradas. De fato, ela é resistente e, sim, é antiaderente de verdade. Mas seu cabo é de alumínio fundido, ou seja, esquenta à beça e tenho de pegá-la com luva de silicone ou pano.
Reclamo disso com amigo, que a examina e diz: “Claro, ela é uma frigideira para chefs!”
Uai, retruco, então chefs e cozinheiros profissionais por acaso têm pele mais resistente? Não se queimam? Custa – sim, custa, mas a coisinha já é carinha – colocar proteção no cabo?
Parece que chefs de cozinha, assim como médicos, enfermeiras e alguns outros, talvez professores – têm de ser submetidos a rituais sacrificiais para exercerem seus ofícios.
Soy contra!
sobre a autora
Ethel Leon é pesquisadora e professora na área de história do design brasileiro, e autora dos livros Memórias do design brasileiro, IAC – primeira escola de design do Brasil, Michel Arnoult, design e utopia – móveis em série para todos e Design brasileiro – quem fez, quem faz.