Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
José Lira, professor da FAU USP e diretor do Centro MariAntonia da USP, comenta a exposição “Imagem-testemunho”, com curadoria de Priscila Arantes, que traz obras de arte realizadas em prisões por prisioneiros políticos do período da ditadura militar.

how to quote

LIRA, José. Imagem-testemunho. Arte dos prisioneiros da ditadura. Drops, São Paulo, ano 23, n. 187.06, Vitruvius, abr. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/23.187/8782>.


Sérgio Sister, Ditador argentino, 1970, Presídio Tiradentes
Foto divulgação


Encontros, abraços e lembranças, histórias de vida, que são deles, mas que também são nossas, são de Rita e Alipio, de Sergio e Ediane, de Angela e de Aldo, e – como bem disse Priscila Arantes, curadora da exposição Imagem-testemunho (1) – de uma geração inteira de brasileiras e brasileiros, de toda uma sociedade.

Eram todos jovens. Tinham 17 anos, 22, 25, 31, eram estudantes, faziam cursinho e política, arte e festas, iniciavam-se na profissão e na docência, militavam bravamente. Vinham do Ceará e da Bahia, de Goiás e Santa Catarina, cruzavam-se no Rio de Janeiro da UNE, no Recife do Movimento de Cultura Popular, na São Paulo da Maria Antônia.

Viviam anos sérios, desafios imensos, o Brasil andando aos saltos, projetos de país na mesa, arte, cinema e teatro a mil, muita música nova no ar, e arquitetura nova em pauta. Grandes debates e responsabilidades, talvez maiores do que tão jovens pudessem suportar, mas havia alegria, confiança, energias de transformação à solta pelo país.

Sabiam que estávamos em ponto de virada. E estavam certos, tão certos que os oligarcas e oligopólios de plantão invadiram a cena com tanque de guerra e nossas forças armadas, autorizadas pelo US State Department, deram o golpe e mandaram pro espaço nossos futuros, nunca antes tão pulsantes, povoados de ideias e criações, agitando-se e organizando-se como nunca. De norte a sul, no campo e na cidade.

Essa história deles também é nossa. Nela estamos todos implicados. No aqui e no agora. As marcas em seu corpo e em sua alma são nossas e estão em aberto. Na celebração de torturadores e milicianos, no genocídio de 700 mil brasileiros e indígenas de Covid-19, nas palavras de ordem fascistas, racistas e sexistas, no feminicídio oficialmente autorizado pelo macho hetero white pride, nos ataques cotidianos à cidadania e à democracia, nos terroristas de estimação acampados às portas de quartéis, na rapinagem sem vergonha, nos atentados golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Por hora, felizmente, os contivemos, e esses nossos companheiros e companheiras aqui reunidos mantiveram-se atentos. E são centrais nesse momento, guardiões de tesouros de nossa memória e imaginação sociais.

nota

1
Exposição Imagem-Testemunho: experiências artísticas de presos políticos na ditadura civil-militar. Curadoria de Priscila Arantes. Centro MariAntonia – Edifício Joaquim Nabuco, São Paulo, de 28 de abril a 10 de dezembro de 2023.

sobre o autor

José Tavares Correia de Lira é professor titular do departamento de história da arquitetura e estética do projeto da FAU USP e atualmente atua como professor e pesquisador visitante da Universidade de Princeton e diretor do Centro MariAntonia da USP. É autor de Warchavchik: fraturas da vanguarda (Cosac Naify, 2011) e O visível e o invisível na arquitetura brasileira (DBA, 2017), e coorganizador, entre outros, de Caminhos da arquitetura, de Vilanova Artigas (Cosac Naify, 2004) e Arquitetura e escrita: relatos do oficio (Romano Guerra, 2023).

Manoel Cyrillo, Nota de cem, anos 1970
Foto divulgação

Artur Scavone, Saindo da cadeia, 1976, Presídio Romão Gomes, Barro Branco
Foto divulgação

Sérgio Ferro, outubro de 1971
Foto divulgação

 

comments

187.06 artes plásticas
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

187

187.01 literatura

Quem tem medo de traduzir Virginia Woolf?

Denise Bottmann

187.02 homenagem

Jon Maitrejean, arquiteto (1929-2023)

Professor, profissional engajado, arquiteto e, fundamentalmente, homem de espírito

Ivo Renato Giroto and Maisa Fonseca de Almeida

187.03 meio ambiente

O ciclo das águas e os ambientes urbanos e rurais

Aldo Paviani

187.04 crítica de arquitetura

Recomeçar

Vamos voltar a falar de arquitetura e urbanismo

Roberto Ghione

187.05 design

Soy contra!

A frigideira que frita as mãos

Ethel Leon

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided