Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Ensaiamos nesse texto, um brevíssimo relato da trajetória da professora, onde esses três aspectos mencionados, que os currículos não conseguem, de fato, expressar, se apresentam e se misturam.

how to quote

VARGAS, Heliana Comin. Gilda Collet Bruna. Com presença da homenageada, evento online ocorreu em abril de 2023. Drops, São Paulo, ano 23, n. 188.05, Vitruvius, maio 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/23.188/8816>.


Encontro no V Colóquio internacional sobre Comércio e Cidade, ocorrido na FAU USP em 2016. Professora Gilda Bruna à direita e, na sequência um encadeamento sucessivo de orientadora/orientanda: Heliana Vargas, Eloísa Rodrigues e Larissa Fasoli [Acervo Heliana Comin Vargas]


Durante o VIII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade — VIII CINCCI, realizado de modo virtual em abril de 2023, resolvemos homenagear, como de costume, pesquisadores que se envolveram intensamente com os eventos, contribuindo para o seu êxito e para o crescimento da área do conhecimento sobre a relação entre comércio, serviços e cidade (1).

Nessa edição do evento, no entanto, o envolvimento de nossa homenageada, professora Gilda Collet Bruna, apresenta-se de modo ainda mais expressivo. Para além de suas contribuições aos nossos eventos, onde ela teve um papel seminal nos estudos do terciário na sua relação com o espaço urbano e regional, sua atuação é também notória na pesquisa acadêmica com temas de vanguarda, na formação de alunos em diversos níveis, na produção do conhecimento e na profissão da(o) arquiteta(o) e urbanista.

A atuação da professora Gilda Collet Bruna tem sido pautada por três aspectos que consideramos fundamentais para o avanço da ciência e da sociedade: a realização de pesquisas em áreas de vanguarda; a afirmação do papel da mulher na sociedade, que deve estar onde ela quiser; e, a generosidade diante do conhecimento.

Ensaiamos nesse texto, um brevíssimo relato da trajetória da professora Gilda Collet Bruna, onde esses três aspectos mencionados, que os currículos não conseguem, de fato, expressar, se apresentam e se misturam. Aliás, os detalhes de sua atuação profissional podem ser encontrados em seu CV Latttes, que é imenso e sempre atualizado! (2).

Comecemos por sua graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo — FAU USP em 1968, aos 25 anos. Momento político difícil em nosso país, ainda mais difícil para uma mulher, numa atividade profissional com reduzidíssima presença feminina. Casada com o professor Paulo Bruna, é mãe de dois filhos, Paulo e Pedro e quatro netos.

Logo a professora inicia sua atividade como docente da FAU USP, em 1971 e, em 1973, recebe o título de doutora, com a tese Problemática do dimensionamento de áreas comerciais para uso no planejamento territorial. Um clássico no contexto nacional marcando, definitivamente, sua presença seminal nessa área de conhecimento, ou seja, no estudo do setor terciário que envolve as atividades de comércio e serviços.

Em 1974–1975, trabalhando juntamente com outros pesquisadores da FAU USP para a Secretaria de Negócios Metropolitanos, contribuiu para a elaboração do programa de Governo do Estado de São Paulo, desenvolvendo um trabalho pioneiro na relação comércio e cidade, embora pouco prestigiado pela academia. Nessa ocasião produziu outro trabalho seminal no âmbito do Planejamento Urbano e regional. “O setor comercial da grande São Paulo”, agora com um viés técnico, ultrapassando os limites da academia.

Atuou como consultora, no decorrer da sua carreira, em diversos outros trabalhos que passam pela elaboração de planos diretores, avaliação de políticas públicas e de estudos sobre localização comercial.

Em 1977, sempre atenta às questões de Planejamento Urbano em âmbito global, partiu para um curso de Especialização em City Planning, no Japão, antecipando em muitos anos os processos de internacionalização, que atualmente pontuam nossos programas de pós-graduação.

Em 1978 inicia sua disciplina de pós-graduação, com o tema Áreas Comerciais: Dimensionamento e Planejamento”.

A continuidade de suas pesquisas nessa temática vai resultar em sua tese de Livre Docência pela FAU USP, em 1980, sob o título Processos de dimensionamento de áreas comerciais, publicada em livro pela Editora Pini, em 1982.

Entre 1982 e 1986, atuou como professora visitante na University of New Mexico — UNM em convênio com a FAU USP, lecionando pós-graduação, sobre Urban Regional Planning in Brazil, marcando, mais uma vez uma atuação internacional precoce.

Nesse período, como sua orientanda do curso de mestrado na FAU USP, posso testemunhar seu efetivo envolvimento como professora. Mesmo à distância, em momento em que não havia computadores, nem internet, nem WhatsApp, ela recebia meus manuscritos pelo correio e os retornava com as devidas considerações e orientações dos rumos a seguir. Condição inimaginável na dias atualidade! Sempre estava à disposição de seus alunos, com todas as dificuldades que a distância física nos impunha!

A partir de 1982, foram publicados vários artigos, na revista Sinopses, editada pela FAU USP, alguns em coautorias, sobre a temática do comércio e serviços e do terciário, como um todo, que destacamos a seguir:

Sinopses 2: Localização do equipamento comercial
O Zoneamento como fator de localização comercial
Sinopses 3: O desafio do planejamento de áreas planejadas
O setor terciário e a organização do espaço regional
Sinopses 4: O poder aquisitivo e a localização comercial 

Outra atuação fundamental da professora está definitivamente marcada por sua colaboração na administração da FAU USP. Primeira mulher a assumir, tanto a chefia de departamento de projeto no final da década de 1980, como a diretoria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP no período de 1991–1994.

Enquanto diretora da FAU USP promoveu uma abertura internacional para a faculdade, sem precedentes, atuando junto United Nations Centre for Regional Development — UNCRD, com sede no Japão. Mais uma vez, mostrava sua generosidade diante do conhecimento, envolvendo muitos docentes e pesquisadores, indiscriminadamente, que tiveram interesse em participar, criando seminários e publicações e fortalecendo a pesquisa na faculdade como um todo.

A ampliação de seus horizontes de pesquisa não a afastou das investigações e discussões sobre comércio, serviços e cidade. Continuou ministrando sua disciplina na pós-graduação e orientando alunos nessa temática, criando um efeito cascata que nos trouxe até a oitava edição do CINCCI, momento em que recebe essa devida homenagem.

A professora Gilda esteve presente desde a primeira edição do CinCCi em 2005, quando participou como debatedora de todos os trabalhos, juntamente com mais três especialistas: Eliane Monetti, Heitor Frúgoli, Heliana Vargas, num longo dia de trabalho. Continuou presente nas demais edições, apresentando trabalhos ou participando da comissão científica.

Nessa mesma temática, destacamos o artigo “Brazilian Model of Shopping Centre: Kind of Business, Urban Location and Typology”, em coautoria, apresentado no 13ºSeminário Internacional da European Association for Education and Research in Commercial Distribution — EAERCD, em Lund, na Suécia.

E, em 2009, marca sua presença no livro de Vicente del Rio e William Siembieda, Contemporary Urbanism in Brazil. Beyond Brasília, com o capítulo, em coautoria “The Shopping Centers Shaping the Brazilian City: Two Case Studies in São Paulo”, também publicado em português (3).

Mas seu pioneirismo não se resumiu à contribuição aos estudos sobre comércio e cidade.

Outro tema de vanguarda assumido pela professora Gilda Collet Bruna foi a questão ambiental, que passou a dividir sua atenção, como mais uma área de pesquisa a desbravar.

Esse tema, em gestação no final da década de 1970, e que resultou na criação da lei de proteção aos mananciais na Grande São Paulo, acabou sendo objeto de um curso de extensão, em 1986, junto à Fundação de Pesquisa Ambiental — Fupam, conveniada com a FAU USP. Nesse curso foram utilizados para as atividades práticas, computadores da Apple, recém adquiridos, com o uso de um software Visicalc, precursor jurássico do atual Excel. A incorporação dessa nova tecnologia em cursos, também ocorreu de modo pioneiro na FAU USP. Estar junto da professora Gilda Collet Bruna, era sempre uma aventura repleta de desafios!

Esse curso acabou resultando numa publicação internacional na revista Storia Urbana, com o título “Controllo Dello Sviluppo Urbano e Questione Ambientale em San Paolo” em 1991.

A partir de 1995, como Presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano — Emplasa, fortaleceu os estudos ambientais participando da criação do curso de especialização em Gestão Ambiental, em 1996, em convênio da FAU USP com a faculdade de Saúde Pública da USP, abrindo, mais uma vez, oportunidade para docentes e pesquisadores da FAU de ministrarem disciplinas nesses cursos, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas e publicações na área e para a formação de especialistas.

Aposentando-se na FAU USP em 1997, assumiu a coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Mogi das cruzes, entre 1997 e 2001, para então ingressar em 2002, na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2002, onde permanece, até o momento, atuando como docente e pesquisadora.

Nessa universidade continuou reforçando a discussão sobre a gestão ambiental urbana, possibilitando o surgimento de grande número de publicações. Sua produção e atuação foi fundamental para fortalecer o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU Mackenzie, onde foi coordenadora (2004-2008) e uma das responsáveis pela criação do curso de doutorado.

Para além de toda a sua produção intelectual, no âmbito da formação acadêmica consta no seu Currículo Lattes em 2023, menção a: 63 orientandos de mestrado, 37 de doutorado, um de pós-doc., cinco de monografias de curso de especialização, 22 de trabalhos de graduação e, 11 orientações de iniciação científica.

Esse breve relato fornece uma imagem da trajetória da professora Gilda Collet Bruna que extrapola a sua contribuição para a formação de uma área do conhecimento, ainda em construção, sobre o setor terciário e sua relação com o espaço urbano e regional, fundamental para o entendimento e manutenção da vitalidade urbana, e que com os colóquios continuamos a desenvolver e valorizar.

A imagem que deve permanecer e ser admirada é aquela de uma mulher que, neste ano irá completar oitenta anos, que derrubou barreiras para a atuação profissional feminina, que ultrapassou fronteiras do conhecimento ao adentrar áreas de vanguarda e, que tinha generosidade para abrir as portas do conhecimento para todos interessados, com garantia de liberdade de escolha dos caminhos a serem percorridos.

Encerrando essa devida homenagem, com esse breve relato, deveras incompleto, da exitosa atuação da professora Gilda Collet Bruna, como docente, pesquisadora e profissional da Arquitetura e Urbanismo, só nos cabe agradecer a sua ampla e intensa contribuição.

Lembrando, como essa imagem a seguir nos permite intuir, de que:

tudo que conseguimos tem sempre por trás,
aguém a quem devemos reverenciar!
Obrigada Professora Gilda Collet Bruna por toda a sua
dedicação, competência e ousadia!

notas

1
CINCCI LABCOM. Encerramento — VIII Cincci. YouTube, San Bruno, 14 abr. 2023 <https://tinyurl.com/3v3njrb2>.

2
CURRÍCULO LATES. Gilda Collet Bruna. Plataforma CNPQ, Brasília <https://tinyurl.com/y5h7dwkf>.

3
BRUNA, Gilda Collet; VARGAS, Heliana Comin. The Shopping Centers Shaping the Brazilian City: Two Case Studies in São Paulo. In DEL RIO, Vicente; Siembieda, William (org.). Contemporary Urbanism in Brazil. Beyond Brasília. Gainesville, University Press of Florida, 2010.

sobre a autora

Arquiteta pela FAU USP, economista pela PUC-SP, mestre e doutora FAU USP, onde atua como professora titular ao grupo de disciplinas de planejamento urbano e regional no Departamento de Projeto.

Capas dos livros da série Sinopses
Imagem divulgação [FAU USP]

Capa do livro Latin American Regional Development in an Era of Transition
Imagem divulgação [United Nations Centre for Regional Development]

Capa do livro Contemporary Urbanism in Brazil. Beyond Brasília
Imagem divulgação [University Press of Florida]

Capa do livro Desenho urbano contemporâneo no Brasil
Imagem divulgação [LTC]

Encontro no I Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade, ocorrido em 2005, na FAU Maranhão. Da esquerda para a direita: Gilda Bruna, Eliane Monetti e Heliana Comin Vargas [Acervo Heliana Comin Vargas]

 

comments

188.05 homenagem
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

188

188.01 política

O Brasil de Lula e o contra-ataque do Império

Carlos A. Ferreira Martins

188.02 pintura

Os dragões de Paolo Uccello

Rodrigo Queiroz

188.03 homenagem

Atrás do porto tem várias cidades

Todas de Rita Lee!

Eliane Lordello

188.04 exposição

Contradições ideológicas na Bienal de Veneza

Exposição brasileira “Terra” ganha o Leão de Ouro na mostra de arquitetura

Nuno Grande

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided