Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Nesta entrevista, Nuno Teotónio Pereira, um dos mais importantes arquitetos portugueses, comenta seu trabalho e seu modo de projetar que vê os edifícios como uma oportunidade para expressar e questionar essa condição humana

how to quote

GUIMARÃES, Carlos; CRISÓSTOMO, João; LOUREIRO, Luís. Nuno Teotónio Pereira. Entrevista, São Paulo, ano 09, n. 034.01, Vitruvius, abr. 2008 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/09.034/3288>.


Edifício das águas livres. 2º Prêmio Nacional de Arquitetura da Fundação Calouste Gulbenkian em1961. Arquitetos Nuno Teotónio Pereira e Bartolomeu Costa Cabral, Lisboa, 1953-1955
[fonte: Revista Arquitectura nº 65]

Entrevista

Numa manhã cinzenta sob a chuva de novembro, deixamos o “Cartola” (1) tão preparados como nunca para mais uma iniciativa NU (2). Pelo caminho dão-se umas voltas ao texto, vêm-se outras imagens, dormem-se mais umas horas. Em dia de procissão e depois de uma deambulação infinita segundo os textos das placas das ruas mais umas e outras coisas de Lisboa, toma-se uma paragem para o almoço, vê-se mais uma exposição, ajeita-se a gravata para a cena. Uma praça de um bairro modernista dominada por umas bombas de gasolina – um prédio como tantos outros. A porta já estava aberta.

Lá dentro, o burburinho do “Tropical” (3), um passeio pela nossa história recente, horas soltas, uma vez mais absortos nas palavras de quem a escreveu e uma densidade que nos devolveria a Coimbra esgotados, foi fazendo desenrolar a conversa antes, durante e depois do gravador a funcionar. Com o elevador já a descer o arquitecto despede-se: "desejo-vos boa sorte, vão começar a profissão em condições bem mais difíceis do que eu…"

notas

1
Café junto à Praça da República, Coimbra, Portugal

2
Esta entrevista foi publicada originalmente em NU nº 27, tema “Habitar”, revista de arquitetura dos estudantes da Escola de Arquitetura de Coimbra, e reeditada especialmente para o Portal Vitruvius.

3
Café junto à Praça da República, Coimbra, Portugal.

Edifício das águas livres. 2º Prêmio Nacional de Arquitetura da Fundação Calouste Gulbenkian em1961. Arquitetos Nuno Teotónio Pereira e Bartolomeu Costa Cabral, Lisboa, 1953-1955
[fonte: Revista Arquitectura nº 65]

comments

034.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

034

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided