Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
A entrevista tem como temas o trabalho atual do Prof. Frampton, a situação das escolas de arquitetura nos EUA, a arquitetura moderna e sua relevância atual, o trabalho das grandes empresas de arquitetura dos EUA e o crescimento urbano em Manhattan.

english
The interview focuses on the current work of Prof. Frampton, the state of schools of Architecture in the USA, Modern Architecture and its pertinence nowadays, the work of the main architectural firms in the USA and the urban growth of Manhattan.

español
La entrevista tiene como temas el trabajo actual del profesor Frampton, las escuelas de Arquitectura en los EE.UU., la arquitectura moderna y su pertinencia hoy, el trabajo de las firmas de arquitectura en los EE.UU. y el crecimiento urbano de Manhattan.

how to quote

PALERMO, Nicolás Sica. Kenneth Frampton. Entrevista, São Paulo, ano 13, n. 050.02, Vitruvius, maio 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/13.050/4325>.


Kenneth Frampton
Foto Manuel Castells/Universidad de Navarra

Não é fácil apresentar em um trabalho escrito uma pessoa como Kenneth Frampton, nem evitar o uso de clichês como o que acaba de ser usado, ou ainda como o clássico "Kenneth Frampton dispensa apresentações". Também não é uma tarefa simples formular-lhe uma série de questões que não sejam redundantes, para as quais as respostas não estão revelados em sua vasta obra escrita. Assim, a idéia básica usada para desenhar esta entrevista foi tentar satisfazer algumas dúvidas em principio particulares, que refletem algumas preocupações do autor, mas que também poderiam levar à discussão de alguns temas importantes de arquitetura.

Em junho de 2010 comecei os trâmites para passar alguns meses na Universidade de Columbia em Nova York com o intuito de realizar futuros estudos de minha tese de doutorado sobre a obra do arquiteto Gordon Bunshaft (2). Desde o início, decidi que queria ter como orientador de estudos nos EE.UU. ao Prof. Kenneth Frampton, e dia 29 de agosto de 2010 fui para Nova York para um período de três meses. Sua generosidade, grande energia e, obviamente, conhecimento para responder as dúvidas que eu levava aos encontros que tivemos durante esses meses em Columbia também despertaram meu interesse em fazer-lhe as seguintes perguntas, que tratam de permear o entorno do Prof. Frampton, o que pensa sobre a cidade onde vive, a universidade onde é professor titular, suas últimas atividades, alguns dos temas mais recorrentes ao longo de sua carreira, e assim por diante; em suma, seu contexto - intelectual e físico - mais próximo. Finalmente, dia 26 de novembro, sexta-feira - um dia após o feriado de ação de graças (não pude deixar de notar que me recebera durante um dos feriados mais importantes nos EUA) - nos encontramos em um café perto de sua casa para realizar a entrevista e discutir essas questões.

Avery Hall – Faculdade de Arquitetura, Planejamento e Preservação da Universidade de Columbia
Foto Nicolás Sica Palermo

Principalmente por culpa do entrevistado, a abordagem dada a conversa acabou por revelar-se bastante versátil. Com um olhar abrangente e profundo ao mesmo tempo, o professor Frampton expôs seus pontos de vista, trazendo outras de suas referências, que não necessariamente tinham a ver com seu entorno imediato, tornando os tópicos de conversa duplamente interessantes ao partir de temas próximos e acabar por percorrer conteúdos bastante mais amplos no tempo e no espaço.

Entrevistas como esta poderiam ser intermináveis, não fosse pela grande atividade e comprometimento do entrevistado, ocupado dentro e fora da universidade, apesar de invariavelmente disposto a promover e elevar o nível de crítica de arquitetura, sempre que considerar relevantes os temas propostos.

notas

1
Revisão de textos para a versão em Português: Patrícia de Quadros Arrage.

2
Período de estudos realizados em Columbia University in the City of New York entre 01 de Setembro de 2010 e 30 de Novembro de 2010. Financiado e apoiado oficialmente pelo programa Estancias Breves, adscrito à bolsa FPI - Formação de Pessoal Investigador - do Ministério de Ciência e Inovação do Governo da Espanha.

comments

050.02
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: english español

share

050

050.01

Ian Bentley

Paula Barros

050.03

Yannis Tsiomis

Adalberto Retto Jr.

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided