Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Equipe de alunos do segundo semestre da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie entrevista o arquiteto Marcos Cartum, tendo como tema central a Praça das Artes.

how to quote

ALMEIDA, Ayslane Pires de; PINHO, Bruno Rodrigues Alves de; LINS, Jannina Lima de Andrade; OLIVEIRA, Tainara Miranda de; RAMOS, Vinicius Eliel Almeida. Praça das Artes, uma passagem urbana na quadra. Entrevista com Marcos Cartum. Entrevista, São Paulo, ano 24, n. 094.03, Vitruvius, jun. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/24.094/8821>.


Arquiteto Marcos Cartum
Foto divulgação

Nascido em 1960, o paulistano Marcos Cartum teve seu primeiro impacto em relação à harmonia da cidade de São Paulo com a presença ostensiva do Minhocão, que via pela janela do apartamento onde residia quando criança. O Elevado João Goulart, nomeado antigamente como Elevado Costa e Silva, rasgou a região central da cidade, cortando em duas uma enorme área do centro de São Paulo. Em declaração ao jornal Folha de S.Paulo em 2010, atribui a essa presença a escolha da profissão: “Suspeito que, ali, tomei a decisão de virar arquiteto”, assim, comprovando sua sensibilidade com a urbanização de São Paulo.

Cartum – formado arquiteto em 1985, na FAU USP –, projetou diversos espaços públicos, como a Praça das Artes em 2012 (em parceria com o escritório Brasil Arquitetura), localizada no centro da cidade junto ao Vale do Anhangabaú, a Praça Memorial 17 de julho, nas proximidades do aeroporto de Congonhas, homenagem aos mortos no trágico acidente aéreo em 2007, e o Monumento ao Migrante Nordestino, em 2010, no Largo da Concórdia.

Participou também do Plano Diretor do Parque do Ibirapuera e do desenvolvimento de ações de requalificação do parque, incluindo a obra do auditório projetado por Oscar Niemeyer e o restauro do Planetário e da Escola de Astrofísica, além de ter cooperado no projeto de instalação do Museu Afro Bras, de autoria do escritório Brasil Arquitetura.

Estudantes de arquitetura Jannina Lima de Andrade Lins, Ayslane Pires de Almeida, Tainara Miranda de Oliveira, Bruno Rodrigues Alves de Pinho e Vinicius Eliel Almeida Ramos na Praça das Artes, São Paulo
Foto divulgação

comments

094.03
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

094

094.01

Oficina: do teatro à cidade (parte 1)

Felipe Ribeiro Pires and Vera Santana Luz

094.02

Aracy Amaral e a arquitetura neocolonial na América Latina

João Paulo Campos Peixoto

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided