O projeto aqui ilustrado visa oferecer para as grandes capitais e cidades um sistema modular e integrado de suporte urbano, por meio de espaços de estar para entregadores de delivery, motoristas de aplicativo e pedestres.
Não apenas como instrumento de melhoria das condições de trabalho dos entregadores e dos motoristas, por meio de espaços de vagas de moto e bicicletário, espaços de descanso e banheiros públicos, o projeto também proporciona ao pedestre uma melhor qualidade urbana, oferecendo iluminação, totens com tomadas, máquinas de venda automática de alimentos e um ponto para pedir um veículo ou comida por meio de aplicativos.
Os Pontos Urbanos Integrados são espaços versáteis com a dimensão modular mínima de 5m de comprimento por 2m de largura, tal como o tamanho de uma vaga de automóvel, podendo ser expandidos indefinidamente no sentido do comprimento dependendo da demanda e configuração desejada.
O projeto se estabelece primordialmente em quatro tipos de módulos com distintas funções.
Módulo Entregadores
- Vagas para 2 motos;
- Bicicletário para 4 bicicletas;
- Bancos e espaços de estar;
- Totens com tomadas;
- Ponto de WiFi Livre SP;
- Iluminação;
- Cobertura e sombreamento.
Módulo Banheiro Público
- Banheiro público adaptado para Portadores de Necessidades Especiais (PNE);
- Bebedouro público;
- Máquinas de venda automática de alimentos;
- Bancos e espaços de estar;
- Totens com tomadas;
- WiFi Livre SP;
- Iluminação;
- Cobertura e sombreamento.
Módulo Mobiliário Urbano
- Bancos e espaços de estar;
- Mesa;
- Totens com tomadas;
- WiFi Livre SP;
- Iluminação;
- Cobertura e sombreamento.
Módulo Motoristas
- Ponto de fácil localização para motoristas de aplicativos;
- Bancos e espaços de estar;
- Totens com tomadas;
- Ponto de WiFi Livre SP;
- Iluminação;
- Cobertura e sombreamento.
Esta ideia, inédita e com direitos autorais reservados em cartório e propriedade intelectual reservada com validade internacional, será implementada por meio de uma Organização da sociedade civil de interesse público — Oscip, o Instituto de Ciências,Tecnologia e Inovação para o Desenho Avançado — Idea, que deverá realizar a elaboração de convênio de concessão do uso de áreas públicas para fins de publicidade e marketing, em função das novas possibilidades de flexibilização da Lei n. 14.223, a Lei Cidade Limpa, com espaços de até 2m² para anúncios nos Pontos Urbanos, mediante Parceria Público Privada — PPP, mediada pelo Terceiro Setor.
Todos os custos do projeto, construção, manutenção e administração da torre serão realizados pelo setor privado, com supervisão pelo Terceiro Setor (Instituto Idea). Após o período de concessão (aproximadamente 25 anos), os espaços construídos passarão a fazer parte do patrimônio do município.
ficha técnica
projeto
Pontos urbanos
local
São Paulo SP
ano
2021
arquitetura
Arquitetos Fábio Alberto Alzate Martinez e Bruno Roberto Padovano
sobre os autores
Fábio Alberto Alzate Martinez é arquiteto e urbanista formado pela FAAP. Diretor Regional de Ribeirão Preto pelo coletivo e-DAU. Foi aprovado no mestrado pela TU Delft com início em 2021 (MSc in Architecture, Urbanism and Building Sciences — bolsista da Justus and Louise van Effen Excellence Scholarship). Foi ganhador de diversos concursos estudantis, entre eles o Urban 21 (2018) e o Schindler Global Award, organizado pela ETH Zurich + Schindler Group (2017). Também foi finalista no concurso para a construção do Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020.
Bruno Roberto Padovano é professor titular aposentado do Departamento de Projetos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Foi o criador, membro fundador, presidente executivo e nacional do Instituto para o Desenho Avançado Idea (1992-2002), Diretor do IAB SP (1985-1986) e da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura — AsBEA e foi membro do Conselho Superior do IAB pelo Departamento de São Paulo (2008-2009), tendo sido curador da 8ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo — 8ª BIA em 2009. É fundador (2004), consultor de projetos territoriais e atual presidente do Conselho da rede e-DAU.
preâmbulo
O presente artigo faz parte de Preâmbulo, chamada aberta proposta pelo IABsp e portal Vitruvius como ação para alavancar a discussão em torno da 13ª edição da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, prevista para 2022. As colaborações para as revistas Arquitextos, Entrevista, Minha Cidade, Arquiteturismo, Resenhas Online e para a seção Rabiscos devem abordar o tema geral da bienal – a “Reconstrução” – e seus cinco eixos temáticos: democracia, corpos, memória, informação e ecologia. O conjunto de colaborações formará a Biblioteca Preâmbulo, a ser disponibilizada no portal Vitruvius. A equipe responsável pelo Preâmbulo é formada por Sabrina Fontenelle, Mariana Wilderom, Danilo Hideki e Karina Silva (IABsp); Abilio Guerra, Jennifer Cabral e Rafael Migliatti (portal Vitruvius).