Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
A intervenção proposta no apartamento apresentou duas frentes: evidenciar (e por vezes recuperar) elementos originais propostos por Niemeyer e Carlos Lemos; e atualizar os espaços para o uso contemporâneo de seus novos moradores.

english
The proposed intervention in the apartment presented two fronts: to highlight (and sometimes recover) original elements proposed by Niemeyer and Carlos Lemos; and updating the spaces for the contemporary use of its new residents.

español
La propuesta de intervención en el apartamento presentaba dos frentes: resaltar (y en ocasiones recuperar) elementos originales propuestos por Niemeyer y Carlos Lemos; y actualizar los espacios para el uso contemporáneo de sus nuevos residentes.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Apartamento Copan. Projetos, São Paulo, ano 22, n. 260.04, Vitruvius, ago. 2022 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/22.260/8592>.


O apartamento com cerca de 170m² localizado no bloco “D” do Copan preservava a planta original projetada para uma das curvas do edifício. Por se tratar de um andar baixo, as principais paredes (radiais) são de concreto e estruturais. As paredes em alvenaria eram poucas e foram todas demolidas.

A organização trazia uma clara divisão de funções, sendo a cozinha um corredor de conexão entre área social e dependências de serviço. A sala e dois dos quartos tinham como limite a emblemática fachada de brises, enquanto o terceiro quarto obtinha iluminação através de uma janela menor voltada para a área de serviço na fachada sul. Nesse espaço os cobogós e a ventilação haviam sido barrados por um peitoril e janelas de alumínio colocadas pelos proprietários anteriores.

A intervenção proposta apresentou duas frentes: evidenciar (e por vezes recuperar) elementos originais propostos por Niemeyer e Carlos Lemos; e atualizar os espaços para o uso contemporâneo de seus novos moradores.

Os cobogós voltaram a ser abertos e uma nova fachada foi criada. Definiu-se um plano de portadas camarão de serralheria e vidro que permitiu que a cozinha, um dos quartos e um novo corredor se abrissem para a varanda que passou a ocupar a antiga área de serviço.

O corredor citado configurou-se a partir da eliminação do quarto de serviço e da reorganização do banho maior, a fim de promover uma conexão mais fluida de todos os ambientes. Uma parede de tijolos de vidro delimita a área molhada e trás luz natural tanto para o banho maior quanto para o banho menor. Este último foi ampliado aproveitando um trecho da área do quarto principal para a implantação do box.

As paredes de alvenaria entre os quartos e o corredor original deram lugar a um volume de marcenaria que integra rouparia, duas portas pivotantes e armários para os quartos.

A cozinha linear avançou sobre a área social, ocupando parte do hall que passou a ter uma escala mais controlada. O fechamento com três painéis de serralheria e vidro pontilhado permitem escolher o grau de abertura que se quer para a sala.

Os painéis de madeira, tijolos de vidro e a pedra utilizada nas bancadas e paredes reverberam soluções de acabamentos presentes na arquitetura residencial de Niemeyer. As áreas molhadas receberam granilite semelhante ao da galeria do térreo do edifício, e os tacos de demolição em peroba rosa completaram as restantes áreas, dando continuidade aos trechos ainda preservados que se encontravam nos quartos.

A retirada do estuque do teto das áreas principais revelou o belo desenho da laje nervurada executado de acordo com pranchas do projeto do edifício consultadas na biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo — FAU USP.

A iluminação das áreas sociais e quartos foi modernizada, mantendo a solução de alimentação apoiada nas paredes, deixando os tetos livre de instalações.

ficha técnica

projeto
Apartamento Copan

local
São Paulo SP Brasil

ano
Projeto: 2018
Construção: 2020

arquitetura
Arquitetos Rosário Pinho e André Scarpa

consultoria luminotécnica
Ricardo Heder

instalações elétricas
Ramoska & Castellani

obra
Coordenação primeira fase: Joana Maia Rosa
Coordenação segunda fase: Wise Construtora

foto
André Scarpa

comments

260.04 panorama de obras
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

260

260.01 edifício residencial

Edifício Tico RV

Carlos Ferrata

260.02 institucional

Centro de Artes do Carnaval

260.03 prêmio tomie ohtake akzonobel

Requalificação urbanística da praça Marechal Deodoro

George Gomes

260.05 panorama de obras

Pavilhão Concêntrico

260.06 feira mundial

Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided