Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694


abstracts

português
A presente resenha comenta o vídeo clipe da música Girl From Rio da artista Anitta comparando os dois diferentes cenários que representam o Rio de Janeiro. O glamouroso presente em cartões postais e o que por muito tempo foi dissimulado, o da favela.

english
This review comments the video clip of the song Girl From Rio by Anitta comparing the two different scenarios that represent Rio de Janeiro. The glamorous gift on postcards and the one that has been hidden for a long time, the favela.

español
Esta reseña comenta el videoclip de la canción Girl From Rio de la artista Anitta comparando los dos escenarios diferentes que representan a Río de Janeiro. El regalo glamoroso de las postales y el disfrazado durante mucho tiempo de los suburbios.

how to quote

SILVA, Ana Isabela Soares Martins da. Girl From Rio. Do cartão postal à realidade. Resenhas Online, São Paulo, ano 21, n. 246.04, Vitruvius, jun. 2022 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/21.246/8515>.


Na cadência inconfundível da Bossa Nova se inicia Girl From Rio (1) com a imagem pictórica de um Rio de Janeiro de cartão postal, um verdadeiro paraíso dos trópicos emoldurado pelo calçadão de Ipanema, o bondinho entre os morros da Urca e o Pão de Açúcar, o limite do mar com uma praia paradisíaca, quase deserta e, também glamourosa. A pinup tropicalizada Anitta não transpira, exibe joias, adereços sofisticados e um penteado que resistiria a um tufão.

As roupas transparecem um frescor marítimo com as listras à la Channel em paleta pastel. Ela é servida e cortejada por rapazes que parecem se antecipar aos seus desejos mas, por trás do cenário, a realidade “de quem não tem R$ 1,00” se apresenta. O ônibus lotado da viação Jurema freta o isopor de bebidas e o que mais couber no comércio ambulante e, no ponto do Piscinão de Ramos, expõe uma estética suburbana fidedigna aos finais de semana calorentos do Rio de Janeiro raiz.

Em meio a cadeiras de plástico, guardas-sóis, confusão e tudo mais que caracteriza uma farofa, a protagonista desce na areia com micro roupas em cores berrantes e acessórios chamativos. A canga garante a demarcação do espaço disputado sob o Sol e, também, o bronze.


Anitta - Girl From Rio (Official Music Video)

Corpos reais, blondor, churrasco, azaração, música, bebida, a diversão sem pudores de quem apenas deseja um final de semana para chamar de seu é um contrassenso à foto de família engomada e certinha. Girl From Rio consegue caminhar entre esses dois cenários distintos, o Rio de Janeiro da Bossa Nova, da elite, do barquinho e do violão e àquele que sempre foi rejeitado apesar de existir, o do subúrbio, o da favela.

Hoje o funk é o gênero musical brasileiro que mais representa o país fora das suas fronteiras e Girl From Rio coroa essa ascensão, 4,1 milhões de visualizações no Youtube em 24h com 622 mil likes e 4º lugar no Spotify. Da rejeição das elites para o mundo, a música de Anitta faz um prenúncio “You'll be falling in love With the girl from Rio”, agora é o asfalto que se curva ao morro.

nota

1
Girl From Rio, videoclipe de Anitta, 3’52”, inglês e português, Rio de Janeiro, 2021. Direção Giovanni Bianco, roteiro Larissa Maomado e Giovanni Bianco, edição Jeff Selis At Bonon, cinegrafista Lula Carvalho, diretor de fotografia Fernando Youno, produtor executivo Felipe Britto, compositora RAYE.

sobre a autora

Ana Isabela Soares Martins da Silva é arquiteta urbanista (Universidade Estadual do Maranhão, 2008) e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB.

comments

246.04 videoclipe
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

246

246.01 livro

Sérgio Blank – o irmão da poesia

Eliane Lordello

246.02 livro

Por uma ecopolítica

Tarcísio Marques da Silva and Flávia Fernandes Carvalho

246.03 livro

Intervenciones territoriales

El carácter del territorio en cuanto construcción social

José Canziani

246.05 política

Um projeto de país que se esvai

A destruição da Funai pelo governo Bolsonaro

Carlos A. Ferreira Martins

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided