Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Vitruvius, Irmãos Guerra e Cactus convidam para o dia Zero do Marieta com programação cultural gratuita. O espaço multicultural Marieta tem como campo de ação o centro de São Paulo.

Ao compartilhar os cômodos de um apartamento próximo da Sé, na rua Maria Paula, Vitruvius, Cactus e Irmãos Guerra se unem para produzir conteúdos culturais destinados a um público variado.

Em sua fase inaugural, o Projeto Marieta apresenta duas diretrizes de trabalho: uma programação autoral aberta a proposições de terceiros, envolvendo áreas diversas – artes plásticas, cinema, arquitetura, música, literatura, dança e televisão; e a oferta de espaços de co-working para pessoas atuantes na cena artística e cultural da capital paulista.

Programação

10h
Café com Guerra
filmagem do episodio #0 com direção dos Irmãos Guerra

Guto Lacaz e Marco do Valle batem um papo descontraído e tomam café com Abilio Guerra

12h30
Pénocentro
Passeio guiado com Roney Cytrynowicz e Jeffrey Lesser

roteiro 1: Praça da Sé
um novo olhar sobre o logradouro como espaço do sagrado e da ordem.

roteiro 2: Praça da Liberdade
lugar de memória afro-brasileira e de invenção da identidade nipo-brasileira.

[vagas limitadas a 30 participantes; confirme presença através do email.

15h
Nova música paulistana
Caio Falcão e o Bando nova voz do samba-rock contemporâneo, apresenta um show acústico e intimista com as músicas do album 'Tudo Verde'.

16h30
Vilanova Artigas - o arquiteto e a luz
Projeção do documentário dirigido por Laura Artigas e Pedro Gorski sobre vida e obra do grande mestre da arquitetura paulista.

17h30
Arquitetura paulista hoje
Discussão sobre os enfrentamentos dos graves problemas da metrópole paulistana, como segregação social, infraestrutura, espaços públicos e meio ambiente.

Debate com Angelo Bucci e Lizete Rubano

Mostra de fotografias
Nelson Kon e Tommaso Protti

Os convidados

Angelo Bucci, arquiteto e doutor em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP, onde é atualmente professor de Projetos de Edificações. Destaque da nova geração de arquitetos paulistas, tem fama internacional e soma vários prêmios importantes.

Caio Falcão é músico e videomaker. Nome em ascensão no cenário musical paulista, recentemente lançou seu primeiro disco, Tudo Verde.

Guto Lacaz, artista multimídia, ilustrador, designer, desenhista e cenógrafo, é formado em eletrônica industrial pelo Liceu Eduardo Prado e em arquitetura pela FAU de São José dos Campos.

Jeffrey Lesser é graduado na Brown University e Ph.D. na New York University na área de História da América Latina. Historiador brasilianista, é autor do livro Uma diáspora descontente, sobre a imigração nipônica em São Paulo.

Laura Artigas é formada em jornalismo na PUC-SP. Atua como roteirista e diretora na área de cinema.

Lizete Rubano é formada em arquitetura e urbanismo na FAU-Mackenzie e doutora pela FAU-USP. Atualmente é professora adjunto II da FAU-Mackenzie, com extenso trabalho em pesquisa na área de habitação coletiva e urbanismo.

Marco do Valle é artista plástico formado em arquitetura e urbanismo pela PUC-Campinas e doutor pela FAU-USP. Atualmente é professor doutor MS3 da Universidade Estadual de Campinas, onde ocupou diversos cargos diretivos.

Nelson Kon é arquiteto pela FAU-USP. Fotógrafo especializado em arquitetura e cidade, em especial brasileiras, atua desde 1985. Um dos mais importantes profissionais brasileiros da área, suas fotos são publicadas nas principais revistas brasileiras e internacionais.

Pedro Gorski é formado em comunicação social pela ESPM e fez especialização em cinema documental na escola Observatório de Cine de Barcelona. Diretor de documentários, atualmente é sócio e diretor criativo da produtora Plataforma.

Roney Cytrynowicz estudou economia e história na USP e atua como historiador e editor da Narrativa 1. Em 1994, foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria Contos com o livro A vida secreta dos relógios e outras histórias (Scritta).

Tommaso Protti é formado em ciências políticas em Roma e é mestre em fotojornalismo e documentário em Londres. Tem fotos divulgadas em publicações de vários países – National Geographic, Le Monde, The New York Times. É membro do Getty Images Emerging Talent.

Os parceiros

Cactus é uma empresa voltada para produções artísticas. Sediada em São Paulo, foi fundada em 2015 pelo produtor italiano Giovanni Pirelli. A sociedade é consultora de artistas, instituições e empresas internacionais, além de se dedicar à elaboração de projetos artísticos-culturais.

Irmãos Guerra Filmes é uma produtora independente com atuação no mercado audiovisual desde 2012. É gerida pelos irmãos Helena e Caio Guerra, que se revezam na criação de roteiros e direção de seus projetos – ficção, documentário e publicidade – desde 2009.

Vitruvius é um portal especializado em arquitetura, urbanismo, arte e cultura, disponibilizado na internet pela Romano Guerra Editora, responsável pela edição de livros sobre as obras de Lina Bo Bardi, Rino Levi, Paulo Mendes da Rocha, Eduardo de Almeida, João Filgueiras Lima e outros, alguns laureados com o Prêmio Jabuti. Portal e editora são dirigidos por Abilio Guerra e Silvana Romano.

Links de interesse

O portal Vitruvius publicou – não só recentemente, motivado evento, mas ao longo do tempo – uma série de artigos e notícias sobre os convidados para a edição inaugural do Projeto Marieta. Abaixo, segue lista de algumas dessas matérias:

BUCCI, Angelo. Pedra e arvoredo. Arquitextos, São Paulo, ano 04, n. 041.01, Vitruvius, out. 2003 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.041/644>.

CHIODETTO, Eder. Nelson Kon, o fotógrafo cronista. Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira. Drops, São Paulo, ano 15, n. 087.06, Vitruvius, dez. 2014 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/15.087/5369>.

COSTA, Eduardo Augusto; GOUVEIA, Sonia Maria Milani. Entrevista Nelson Kon. Uma fotografia de arquitetura brasileira. Entrevista, São Paulo, ano 11, n. 043.02, Vitruvius, ago. 2010 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/11.043/3482>.

CYTRYNOWICZ, Roney. O historiador e seus passeios a pé. Arquiteturismo, São Paulo, ano 03, n. 026.03, Vitruvius, abr. 2009 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/03.026/1511>.

GUERRA, Abilio. A fotografia de Nelson Kon. Arquitextos, São Paulo, ano 06, n. 068.03, Vitruvius, jan. 2006 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/06.068/389>.

GUERRA, Abilio. Como os elefantes, os dragões não esquecem. Caio Falcão e a nova cena musical paulistana. Arquiteturismo, São Paulo, ano 09, n. 100.04, Vitruvius, jul. 2015 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/09.100/5644>.

GUERRA, Abilio. Prêmio APCA 2013 – Categoria “Registro de arquitetura”. Nelson Kon. Drops, São Paulo, ano 14, n. 077.07, Vitruvius, fev. 2014 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/14.077/5072>.

GUERRA, Abilio. Uma pedra, um periscópio e um robô. Três imagens para um café. Drops, São Paulo, ano 16, n. 095.03, Vitruvius, ago. 2015 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/16.095/5646>.

LACAZ, Guto. Turismo na própria cabeça. Arquiteturismo, São Paulo, ano 01, n. 003.03, Vitruvius, maio 2007 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/01.003/1322>.

PORTAL VITRUVIUS. Casa de fim de semana em São Paulo. Arquiteto Angelo Bucci. Projetos, São Paulo, ano 14, n. 160.02, Vitruvius, abr. 2014 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/14.160/5130>.

PROTTI, Tommaso. A Bienal e seu pavilhão. A severidade e a harmonia do edifício de Oscar Niemeyer. Arquiteturismo, São Paulo, ano 08, n. 090.01, Vitruvius, ago. 2014 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/08.090/5266>.

RUBANO, Lizete Maria. Habitação social: temas da produção contemporânea. Arquitextos, São Paulo, ano 08, n. 095.07, Vitruvius, abr. 2008 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/08.095/153>.

informações

Projeto Marieta
15 de agosto, das 10h às 20h
Rua Maria Paula 96 ap 2 Bela Vista
São Paulo SP
Entrada franca

Confirme sua presença e reserve o seu lugar para o passeio, mande um email.

apoio cultural

Baraúna
Delta Q
Goma Oficina
Narrativa Um
Vidrotil

Espaço Marieta, local do evento<br />Foto Helena Guerra

Espaço Marieta, local do evento
Foto Helena Guerra

Cartaz do evento

Cartaz do evento

Angelo Bucci<br />Foto Abilio Guerra

Angelo Bucci
Foto Abilio Guerra

Caio Falcão e um Bando<br />Foto Katia Cesana

Caio Falcão e um Bando
Foto Katia Cesana

Guto Lacaz<br />Foto Foca Lisboa

Guto Lacaz
Foto Foca Lisboa

Jeffrey Lesser<br />Foto divulgação

Jeffrey Lesser
Foto divulgação

Laura Artigas<br />Foto divulgação

Laura Artigas
Foto divulgação

Lizete Rubano<br />Foto divulgação  [Escola da Cidade]

Lizete Rubano
Foto divulgação [Escola da Cidade]

Marco do Valle<br />Foto divulgação  [Unicamp]

Marco do Valle
Foto divulgação [Unicamp]

Nelson Kon<br />Foto Tuca Vieira

Nelson Kon
Foto Tuca Vieira

Pedro Gorski<br />Foto Abilio Guerra

Pedro Gorski
Foto Abilio Guerra

Roney Cytrynowicz<br />Foto divulgação

Roney Cytrynowicz
Foto divulgação

Tommaso Protti<br />Foto divulgação

Tommaso Protti
Foto divulgação

Giovanni Pirelli, diretor da produtora cultural Cactus<br />Foto Tommaso Protti

Giovanni Pirelli, diretor da produtora cultural Cactus
Foto Tommaso Protti

Caio Guerra e Helena Guerra, diretores da produtora Irmãos Guerra Filmes<br />Foto Tommaso Protti

Caio Guerra e Helena Guerra, diretores da produtora Irmãos Guerra Filmes
Foto Tommaso Protti

Silvana Romano e Abilio Guerra, editores do Portal Vitruvius e Romano Guerra Editora<br />Foto divulgação

Silvana Romano e Abilio Guerra, editores do Portal Vitruvius e Romano Guerra Editora
Foto divulgação

Projeto Marieta

happens
in 15/08/2015

more
das 10h às 20h

where

Marieta Maria Paula
Rua Maria Paula 96 ap 2
Bela Vista São Paulo SP

source
Vitruvius
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided