Da taipa ao concreto – crônicas e ensaios e sobre a memória da arquitetura e do urbanismo
new
Da taipa ao concreto – crônicas e ensaios e sobre a memória da arquitetura e do urbanismo
Carlos Lemos
Três Estrelas, São Paulo; 1ª edição, 2013
Organização de José Tavares Correia de Lira
edition: português
paperback
304 p
16 x 23 x 1,8 cm
B&W
ISBN
978-85-65339-16-2
(história da arquitetura, teoria da arquitetura, arquitetura moderna, patrimônio)
about the book
Um dos principais historiadores brasileiros da arquitetura e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP), Carlos A. C. Lemos é também um combativo defensor do patrimônio urbanístico do país.
Quando o Metrô de São Paulo ameaçava botar abaixo o prédio da Escola Caetano de Campos, obra de Ramos de Azevedo inaugurada em 1894, foi ele quem levantou a voz contra tal decisão, com sucesso. Também graças a sua intervenção, a Paróquia de São Cristóvão, relevante construção histórica em São Paulo, salvou-se da demolição.
É nas páginas da imprensa, em particular da Folha de S.Paulo, que ele tem empreendido sua incansável campanha de esclarecimento público sobre o passado das cidades e o significado dos bens arquitetônicos.
Organizado pelo professor de arquitetura José T. Correia de Lira e com mais de 50 textos, alguns inéditos, o livro é um testemunho da luta de Lemos nos últimos 40 anos.
A orelha é assinada pelo arquiteto Fernando Serapião, segundo o qual “Lemos atrai o leitor para seu campo de batalha expondo seu perfil didático lapidado em mais de cinquenta anos de ensino”.
about the author
Carlos Lemos
Arquiteto (Mackenzie, 1950), professor aposentado (FAU USP). Nos anos 1950, dirigiu o escritório de Oscar Niemeyer em São Paulo. Atua na área de patrimônio, com participações atuando nos órgãos Condephaat, Iphan e Conpresp.