O artigo apresenta, enquanto ensaio possível, alternativas de desenho urbano na maior favela da capital paraibana, o Bairro São José, situado em área nobre, mas com visíveis contrastes socioespaciais com o entorno derivado da sua ocupação desordenada.
A investigação busca compreender a origem das discussões teóricas, base do conceito do YPD desenvolvidos pelo Arquiteto Guillermo Jullian, e a composição de este conceito projetual nos Edifícios Habitacionais para as superquadras de Brasília.
A ideia contemporânea de “paisagem cultural” combina de forma inextricável os aspectos materiais e imateriais do conceito, muitas vezes pensados separadamente, indicando as interações significativas entre o homem e o meio-ambiente natural.
Este artigo apresenta critérios de análise de Habitações de Interesse Social, na cidade de São Paulo. O objetivo é colaborar para a investigação e proposição desses empreendimentos, sob o ponto de vista da construção da cidade e integração social urbana.
O artigo analisa o ato de projeto de acordo com parâmetros espaciais.
Reconhecendo a inteligência que está dispersa ao nosso redor, as boas soluções construtivas aparecem nas iniciativas mais corriqueiras, expressa em materiais ou condições precárias, e ultrapassando preconceitos dos arquitetos quanto à autoria e aparência.