Adolphe Appia e Edward Gordon Craig foram dois grandes teóricos e cenógrafos responsáveis por trazer o novo conceito da espacialidade moderna na cena teatral, através de seus desenhos e cenografias tridimensionais, geradas pela sensibilidade simbolista.
Analisa-se como as funções cognitivas do raciocínio analógico contribuem para o processo de concepção arquitetural, especificamente para alunos iniciantes.
Este trabalho identifica alguns projetos emblemáticos não construídos que se tornaram referências e discute suas influências e reinterpretações.
Texto retoma controvérsia sobre a origem da preservação do patrimônio cultural brasileiro. As primeiras restaurações de monumentos têm sido revisadas e criticadas. Esse trabalho opõe-se a essa linha fundamentando suas análises em rica pesquisa documental
Este ensaio investiga relações profundas e discretas entre processos psíquicos fundamentais e o prazer estético que, em todas as formas de expressão artística, é extraído da fruição de composições baseadas na repetição.
Sobre a retirada dos alemães de Paris, a partir de ensaio de Jean-Paul Sartre (1945) e "La force de l’âge" de Simone de Beauvoir, com o objetivo de perceber como duas diferentes sensibilidades compreenderam esse episódio que marcou Paris e a França.
O presente artigo busca compreender algumas relações entre o teatro e a cidade na constituição do espaço cênico contemporâneo