Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930


abstracts

português
Juca Martins, fotógrafo paulistano voltado para a documentação e o jornalismo, apresenta o seu mais recente ensaio sobra a cidade de São Paulo, colorido

english
Juca Martins, photographer from São Paulo, specialized in documentation and journalism, presented his latest colorful essay on the city of Sao Paulo

español
Juca Martins, fotógrafo oriundo de la ciudad de San Pablo, volcado a la documentación y al periodismo, presenta su más reciente ensayo sobre la ciudad de San Pablo, colorido


how to quote

MARTINS, Juca. São Paulo plural. Arquiteturismo, São Paulo, ano 01, n. 009.01, Vitruvius, nov. 2007 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/01.009/1374>.


O Juca é um grande amigo, na profissão, um dos meus ídolos. Fotógrafo, dos melhores destas terras, voltado para a documentação e o jornalismo, batalhador desde sempre pela dignidade deste ofício, mentor de idéias como a independência espiritual e editorial, a posse dos originais, e o cooperativismo que confluíram na criação da Agencia F4.

O “Portuga” é um paulistano orgulhoso, sua cidade sempre foi tema privilegiado em seu trabalho, e de muitas maneiras. Durante a ditadura militar, em branco e preto, a cobertura jornalística dos eventos que sacudiram o país, de um lado os manifestantes, do outro os militares com “brucutus”, bombas de gás, dobermans e armas de fogo. A Febem nos seus primórdios e o ressurgimento de um novo sindicalismo no ABC, entre outras tantas pautas.

Depois, mas ainda em preto e branco, realizou uma série de fotografias panorâmicas da cidade que resultam no livro São Paulo Capital, editado pelo Instituto Moreira Salles.

Neste ensaio mais recente o Juca fica colorido, forte e vibrante. Fragmentos desta cidade onde a cor, quase psicodélica, explode saturada em todo o quadro, ou em pinceladas que surgem salpicando o cinza Sampa, revelando a grandeza, a loucura, a pluralidade e multietnicidade de São Paulo, Capital.(1)

nota

1
Texto de Salomon Cytrynowicz, fotógrafo e professor.

sobre o autor

Juca Martins é fotógrafo profissional desde 1970, produzindo reportagens para jornais, revistas nacionais e internacionais. Ganhou o Prêmio Esso de Fotografia (Brasil) com uma série de reportagens sobre menores, duas vezes o Prêmio Internacional Nikon (Japão) e o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos (Brasil) com reportagem sobre a guerra de El Salvador. Sua obra está registrada nos livros Antologia fotográfica (Dazibao, 1990), Crianças do Brasil (Fundação Cargill, 1996) e São Paulo/Capital (Instituto Moreira Salles, 1998) e no vídeo Encontro com o artista / Juca Martins (Instituto Itaú Cultural, 1993).

Fotógrafo Juca Martins


comments

009.01 Fotografia
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

009

009.02 Roteiro de viagem

Macau: na foz do rio das Pérolas

Luiz Henrique Soares

009.03 Entrevista

Arte, cultura e turismo

Ricardo Ohtake

009.04 Arquiteturismo em questão

Hotéis e urbanismo no Rio de Janeiro

Caio Calfat Jacob

009.05 Na estrada

10 dias por La Habana

Eduardo Prestes

009.06 Viagem de formação

Esporte, turismo e arquitetura

Diogo Figueiredo de Freitas

009.07 Biblioteca

Aqui tem informação... e emoção

Ana Paula Spolon

009.08 Editorial

Celebração de rotas e caminhos

Abilio Guerra and Michel Gorski

009.09 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Breno Raigorodsky

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided