Para formarmos os turistas do amanhã, a melhor atitude é desenvolver o espírito de aventura e conhecimento das crianças, associando-o à natural curiosidade infantil.
O mundo cibernético facilitou a vida de quem acha que as cidades são perigosas e que tudo pode ser feito sem sair de casa, entre o videogame, o home theater e o delivery, com furtivas saídas para os shoppings centers. Tudo e todos esperando pelo grande momento turístico, a ida da família à Disneylândia.
Passeios a pé por ambientes e construções históricas, nas áreas centrais das cidades, acessadas por transporte coletivo, poderão ser as primeiras experiências, que complementadas com refeições em restaurantes tradicionais, formarão os jovens que sairão pelo mundo, com conhecimento de sua terra e histórias para contar.
Há muitas publicações e dicas sobre estas primeiras aventuras urbanas, para os pais saírem do seu cotidiano e promoverem passeios, onde a criança poderá ser protagonista ou acompanhante, porém com todos seus direitos respeitados.
O turismo de verdade para as crianças é uma forma de cidadania e responsabilidade social.